Pensando os saberes populares e acadêmicos na relação com o Grupo “Sabores Da Vida”

  • Marina da Rocha Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Adriana Mello Severo Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Robinson Henrique Scholz Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir o processo de formação realizado no projeto União pela Valorização da Alimentação Solidária (UVAS), o qual se desenvolveu por meio do Programa Tecnologias Sociais para Empreendimentos Solidários (TECNOSOCIAIS), da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, com financiamento do CNPq. Tal projeto teve início em março de 2018 e foi finalizado em agosto de 2019, tendo como local o bairro Vila Brás na cidade de São Leopoldo/RS. O projeto tinha como proposta a constituição de um grupo para a geração de trabalho e renda orientado pelas práticas da economia solidária. Ao longo do projeto foram realizadas oficinas com as mais diversas temáticas: formação de grupos, formação em economia solidária, gestão do empreendimento e alimentação. Tendo como fonte de informações os registros nos diários de campo, os resultados apontam para a constituição de um grupo que conseguiu realizar um trabalho solidário e cooperativo, a partir de uma formação com base na educação popular e na relação dos saberes populares e acadêmicos.Palavras-chave: economia solidária; educação popular; saberes populares; saberes acadêmicos. Abstract: This article is intended to reflect the formation process carried out in the União pela Valorização da Alimentação Solidária (UVAS) project, which was developed through the Programa Tecnologias Sociais para Empreendimentos Solidários (TECNOSOCIAIS), of the Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, with financing from CNPq. This project started in March 2018 and was finalized in August 2019, with the Vila Brás neighborhood in the city of São Leopoldo/RS as its location. The project had as proposal the constitution of a group for the generation of work and income guided by the practices of solidarity economy. Throughout the project, workshops were held with the most diverse themes: formation of groups, formation in solidarity economy, enterprise management and food. Having as a source of information the records in the field diaries, the results point to the constitution of a group that was able to carry out solidarity and cooperative work, based on popular education and the relationship of popular and academic knowledge.Keywords: solidarity economy; popular education; popular knowledge; academic knowledge.

Biografia do Autor

Marina da Rocha, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Licenciada em Letras/Português pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Mestra em Educação pela mesma instituição. Atualmente é doutoranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Unisinos e é professora na rede estadual do Rio Grande do Sul. Tem interesse pelos temas: educação popular; economia solidária; (des)colonialidade; interculturalidade.
Adriana Mello Severo, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Psicóloga, possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) com ênfase em Práticas Sociais e Institucionais e especialização em Psicoterapia Individual Sistêmico-Integrativa (DOMUS). Tem experiência e interesse nas seguintes áreas: psicologia clínica com ênfase na abordagem sistêmica, saúde coletiva, assistência social e economia solidária.
Robinson Henrique Scholz, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Doutor em Ciências Sociais pela Universidade do Rio dos Sinos. Mestre em Ciências Sociais e Bacharel em Administração: Hab. Recursos Humanos ambos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Trabalhou como professor de educação superior na Universidade La Salle, Canoas, RS, no curso de Administração e professor convidado no PPG Memória Social e Bens Culturais. Pesquisador no Grupo de Pesquisa Tecnologias Sociais, Inovação e Desenvolvimento - TESSIDO. Possui certificação Google for Education - Nível I e II. Tem experiência na área de administração e gestão social, atuando principalmente nos seguintes temas: economia solidária, administração, sociologia, cultura, autogestão, memória social, gestão de pessoas, liderança e gestão socioambiental.
Publicado
2021-12-21
Seção
Dossiê: V Congresso da Rede de ITCPs