Pensando os saberes populares e acadêmicos na relação com o Grupo “Sabores Da Vida”
Resumo
O presente artigo tem como objetivo refletir o processo de formação realizado no projeto União pela Valorização da Alimentação Solidária (UVAS), o qual se desenvolveu por meio do Programa Tecnologias Sociais para Empreendimentos Solidários (TECNOSOCIAIS), da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, com financiamento do CNPq. Tal projeto teve início em março de 2018 e foi finalizado em agosto de 2019, tendo como local o bairro Vila Brás na cidade de São Leopoldo/RS. O projeto tinha como proposta a constituição de um grupo para a geração de trabalho e renda orientado pelas práticas da economia solidária. Ao longo do projeto foram realizadas oficinas com as mais diversas temáticas: formação de grupos, formação em economia solidária, gestão do empreendimento e alimentação. Tendo como fonte de informações os registros nos diários de campo, os resultados apontam para a constituição de um grupo que conseguiu realizar um trabalho solidário e cooperativo, a partir de uma formação com base na educação popular e na relação dos saberes populares e acadêmicos.Palavras-chave: economia solidária; educação popular; saberes populares; saberes acadêmicos. Abstract: This article is intended to reflect the formation process carried out in the União pela Valorização da Alimentação Solidária (UVAS) project, which was developed through the Programa Tecnologias Sociais para Empreendimentos Solidários (TECNOSOCIAIS), of the Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, with financing from CNPq. This project started in March 2018 and was finalized in August 2019, with the Vila Brás neighborhood in the city of São Leopoldo/RS as its location. The project had as proposal the constitution of a group for the generation of work and income guided by the practices of solidarity economy. Throughout the project, workshops were held with the most diverse themes: formation of groups, formation in solidarity economy, enterprise management and food. Having as a source of information the records in the field diaries, the results point to the constitution of a group that was able to carry out solidarity and cooperative work, based on popular education and the relationship of popular and academic knowledge.Keywords: solidarity economy; popular education; popular knowledge; academic knowledge.Copyright (c) 2021 Marina da Rocha, Adriana Mello Severo, Robinson Henrique Scholz
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. O acesso aos trabalhos publicados é livre e gratuito, sem pagamentos de direito autoral ou de qualquer outra natureza, nem pela revista que publica, nem por quem escreve, nem por quem lê, ou por qualquer outro agente.
2. Autoras e autores concordam com a livre reprodução de seus trabalhos, inclusive na íntegra, desde que sem fins lucrativos e desde que com os devidos créditos de autoria e de publicação original.
3. Citações de trechos dos trabalhos publicados são igualmente livres, desde que devidamente creditadas, indicando-se autoria, título, organização editorial, meio de publicação original e data.
Estes termos estão de acordo com a licença de propriedade intelectual regulada pelo protocolo legal "Creative Commons - 4.0 [Attribution-NonCommercial-NoDerivatives International – CC BY-NC-ND 4.0]”, que pode ser acessada pela URL https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ . Versão em português: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.pt.