Uma experiência de formação em economia solidária com usuários/as da Política de Assistência Social em Blumenau/SC
Resumo
Nesse ensaio, iremos relatar a experiência sobre um processo formativo em economia solidária ofertado aos usuários dos serviços da política de assistência social através Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, de Blumenau – Santa Catarina. O percurso formativo foi executado pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP, da Universidade Regional de Blumenau - FURB, ao longo de 2018. Foi desenvolvido tendo como referência a educação popular com ênfase no modo coletivo e democrático de envolvimento de usuários/as da política de assistência e a equipe da ITCP-FURB. O desenvolvimento do percurso foi pautado nos princípios da economia solidaria, buscando construir processos educativos emancipatórios, com base em uma leitura crítica da realidade em oposição à pratica da educação empreendedora que se concentra na formação de profissional para o mercado de trabalho e valorização do das capacidades competitivas excluindo todos que não são tidos como produtivos a reprodução dessa lógica. Os usuários tiveram participação efetiva e grande envolvimento com as atividades planejadas, consciência das potencialidades e dos limites para a emancipação socioeconômica da população mais vulnerável, convencimento sobre a importância da ação coletiva para enfrentar as dificuldades inerentes a condição de vulnerabilidade. Outra característica da experiência foi o trabalho em rede envolvendo a parceria e colaboração da SEMUS - Secretaria Municipal de Saúde, da SEMUDES - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS dos três territórios envolvidos na ação, do Instituto de Permacultura do Vale do Itajaí – IPEVI, docentes da Universidade e equipe da ITCP/FURB.Palavras chave: economia solidária; política de assistência; processo formativo. Abstract: In this essay, we will report the experience about a training process in solidarity economy offered to users of social assistance policy services through the Social Assistance Reference Center - CRAS, in Blumenau - Santa Catarina. The training course was carried out by the Technological Incubator of Popular Cooperatives - ITCP, of the Regional University of Blumenau - FURB, throughout 2018. It was developed with reference to popular education with an emphasis on the collective and democratic way of involving users of politics assistance and the ITCP-FURB team. The development of the path was based on the principles of solidarity economy, seeking to build emancipatory educational processes, based on a critical reading of reality as opposed to the practice of entrepreneurial education that focuses on training professionals for the job market and valuing the capabilities competitive, excluding everyone who is not considered productive to reproduce this logic. Users had effective participation and great involvement with the planned activities, awareness of the potentialities and limits for the socioeconomic emancipation of the most vulnerable population, convinced about the importance of collective action to face the difficulties inherent to the condition of vulnerability. Another characteristic of the experience was the networking involving the partnership and collaboration of SEMUS - Municipal Health Secretariat, SEMUDES - Municipal Social Development Secretariat, Social Assistance Reference Centers - CRAS of the three territories involved in the action, the Instituto de Permaculture of Vale do Itajaí - IPEVI, University professors and ITCP / FURB team.Keywords: solidarity economy; assistance policy; formative process.Copyright (c) 2021 Roberto Rivelino Rautenberg, Valmor Schiochet, Geise Cristina Soares, Vanessa Doré Gonçalves
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