A Educação para a sustentabilidade como elemento de fortalecimento da economia solidária e da agroecologia: o trabalho da INCUBACOOP/UFRPE em Bonito-PE

  • Ana Dubeux Professor Sênior do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco https://orcid.org/0000-0002-1393-529X
  • Gilvania de Oliveira Silva de Vasconcelos Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Beatriz Pessoa de Souza Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo

O presente trabalho está vinculado à ação de incubação territorial desenvolvida pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – INCUBACOOP, do Departamento de Educação, da Universidade Federal Rural de Pernambuco – DEd/UFRPE, que em 2019 festejou seus 20 anos. A incubadora desenvolve um trabalho desde 2016 no município de Bonito - PE que visa criar novas possibilidades na metodologia de incubação. Em seus 20 anos de existência, a incubadora já passou por algumas fases em termos metodológicos e o presente texto busca apresentar este amadurecimento a partir de um trabalho de educação para sustentabilidade. A formação dos educadores e de monitores ambientais são elementos essenciais para a promoção da educação para a sustentabilidade, elemento de fortalecimento da educação do campo, que promove a transformação social a partir dos sujeitos do campo. Busca-se ainda, demonstrar como a educação para a sustentabilidade é essencial no fortalecimento da metodologia de incubação nos territórios aos quais as incubadoras universitárias se vinculam, fortalecendo grupos e iniciativas de agroecologia e economia solidária.Palavras-chave: educação para sustentabilidade; agroecologia; economia solidária; incubação; desenvolvimento territorial. Abstract: This article is linked to the territorial incubation action developed by the Technological Incubator of Popular Cooperatives - INCUBACOOP, of the Department of Education, of the Federal Rural University of Pernambuco - DEd / UFRPE, which in 2019 celebrated its 20 years. The incubator has been developing an action since 2016 in the municipality of Bonito - PE that aims to test new possibilities in the incubation methodology. In its 20 years of existence, the incubator has gone through some phases in methodological terms and this analysis seeks to present this maturity based on a work of education for sustainability developed in that municipality. The training process of educators and environmental monitors are essential elements for the promotion of education for sustainability, an element of strengthening rural education, which promotes social transformation from the subjects of the countryside. It also seeks to demonstrate how education for sustainability is essential in strengthening the incubation methodology in the territories to which university incubators are attached, strengthening groups and initiatives of agroecology and solidarity economy.Keywords: education for sustainability; agroecology; solidarity economy; incubation territorial development.

Biografia do Autor

Ana Dubeux, Professor Sênior do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco
Possui Licenciatura Plena Em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (1988), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998), doutorado em Sociologia - Universite de Paris I (Pantheon-Sorbonne) (2004) e realizou estagio pos- doutoral no CIRAD Montpellier, França, UMR Innovation (2009). Atualmente é professora associada do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco e membro do Nucleo de Agroecologia e Campesinato (NAC). Fundadora da Incubadora Tecnologica de Cooperativas Populares da UFRPE, atua no acompanhamento de grupos urbanos e rurais na promoção da agroecologia e da economia solidaria. Assumindo uma perspectiva de pesquisa-ação junto, busca articular em suas tematicas de pesquisa a sociologia e a educação, numa perspectiva de resignificação do paradigma de produção de ciência na universidade a partir da logica das epistemologias do sul e da interface possivel e necessaria com a sociedade. Dentre as principais tematicas destacam-se a economia solidaria, a extensão rural e a agroecologia.
Gilvania de Oliveira Silva de Vasconcelos, Universidade Federal Rural de Pernambuco
Professora do Curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas na UFRPE. Possui Graduação em ZOOTECNIA (2002), Graduação em LICENCIATURA EM CIÊNCIAS AGRÍCOLAS (2003) e Mestrado em EXTENSÃO RURAL E DESENVOLVIMENTO LOCAL pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2009), Especialista em AGRICULTURA FAMILIAR CAMPONESA E EDUCAÇÃO DO CAMPO e Doutora em EDUCAÇÃO, ambas pela Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência como Zootecnista - Extensionista para os Movimentos Sociais e Educadora, tanto na Educação FORMAL (UFRPE/UFPE) como na Educação NÃO FORMAL, atuando principalmente com as seguintes temáticas: Agroecologia, Agricultura Familiar Camponesa, Reforma Agrária, Desenvolvimento Local e Educação do Campo.
Beatriz Pessoa de Souza, Universidade Federal Rural de Pernambuco
Graduanda de Engenharia Agrícola, com ênfase em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, participou como bolsista de iniciação científica na área de Saneamento Ambiental. Teve experiência como extensionista voluntária do projeto de Capacitação em hidroponia de baixo custo em comunidade quilombola no município de Capoeiras-PE e atua introduzindo conhecimentos Agroecológicos, envolvendo Economia Solidária e Educação Ambiental a agricultores familiares e escolas no município de Bonito-PE.
Publicado
2021-12-21
Seção
Dossiê: V Congresso da Rede de ITCPs