From agroecological production to responsible consumption
Innovative experiences between producers and consumers to overcome the environmental crisis
Resumo
O objetivo deste documento é contribuir para o debate científico internacional sobre Redes Alimentares Alternativas (AFN) e Redes Alimentares Cívicas (CFN). Estas experiências, que estão a ser consolidadas em várias partes do mundo, referem-se a processos sociais inovadores envolvendo produtores agrícolas, consumidores e outros atores da cadeia de abastecimento empenhados na construção de alternativas reais destinadas a implementar um modelo diferente de produção, comercialização e consumo. Uma das principais experiências da AFN e da CFN é a realização de pactos sociais entre atores (produtores agrícolas, consumidores e outros atores da cadeia de abastecimento). As experiências e práticas identificadas na AFN e na CFN e analisadas no presente documento podem ser consideradas caminhos particularmente significativos para repensar os significados e práticas alimentares a nível comunitário e político. Tais experiências de pactos locais vão claramente para além da redefinição da relação entre produção e consumo de alimentos. A socialização das atividades agrícolas é um fenômeno importante, que poderia contribuir para a construção de um modelo capaz de unificar outras funções e objetivos, tais como serviços de ajuda mútua, diferentes relações entre cidade e campo, promoção da biodiversidade ambiental e alimentar, oportunidades para as empresas e empregos locais.Downloads
Copyright (c) 2022 Mario Coscarello
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. O acesso aos trabalhos publicados é livre e gratuito, sem pagamentos de direito autoral ou de qualquer outra natureza, nem pela revista que publica, nem por quem escreve, nem por quem lê, ou por qualquer outro agente.
2. Autoras e autores concordam com a livre reprodução de seus trabalhos, inclusive na íntegra, desde que sem fins lucrativos e desde que com os devidos créditos de autoria e de publicação original.
3. Citações de trechos dos trabalhos publicados são igualmente livres, desde que devidamente creditadas, indicando-se autoria, título, organização editorial, meio de publicação original e data.
Estes termos estão de acordo com a licença de propriedade intelectual regulada pelo protocolo legal "Creative Commons - 4.0 [Attribution-NonCommercial-NoDerivatives International – CC BY-NC-ND 4.0]”, que pode ser acessada pela URL https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ . Versão em português: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.pt.