Los entramados socioeconómicos solidarios como una herramienta para la soberanía alimentaria
Hallazgos y nuevas búsquedas a partir del análisis sociotécnico de la Cooperativa de Trabajo Molino Santa Rosa en Uruguay
Resumo
Este trabalho surge da análise da aliança sociotécnica (THOMAS, 2008) que compõe a Cooperativa Molino Santa Rosa, no Uruguai. Seus resultados provêm da pesquisa realizada para a Dissertação de Mestrado em Economia Social da Universidade Nacional de General Sarmiento, da Argentina, realizada em 2017. Apresenta-se como continuidade à análise e identificação dos fundamentos que dão sustentação a um enfoque sobre entramados socioeconômicos solidários (MATONTE, 2017), que por sua vez visa superar um olhar atomizado dos empreendimentos econômicos que fazem parte do campo da economia social e solidária (ESS). A relação particular entre as formas de propriedade, poder e saber dos entramados, juntamente com as categorias, territórios e produção dos comuns, faz com que as maneiras de analisar as redes de produção, circulação e consumo de alimentos, na região metropolitana de Montevidéu, apresente desafios particulares para o campo da Economia Social e Solidária. As novas abordagens foram construídas a partir do trabalho desenvolvido com as organizações agroalimentares que integram a Economia Social e Solidária, às quais se vincula a Área de Estudos Cooperativos da Universidad de la República (Uruguai) e estão integradas para análise na investigação em curso no âmbito da tese de doutoramento. As conclusões constituem uma possibilidade de traçar linhas de continuidade entre as teses de mestrado e doutorado, ao mesmo tempo em que aprofundam elementos teóricos e metodológicos necessários para compreender as parcelas agroalimentares na atualidade.Downloads
Copyright (c) 2022 Cecilia Matonte Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. O acesso aos trabalhos publicados é livre e gratuito, sem pagamentos de direito autoral ou de qualquer outra natureza, nem pela revista que publica, nem por quem escreve, nem por quem lê, ou por qualquer outro agente.
2. Autoras e autores concordam com a livre reprodução de seus trabalhos, inclusive na íntegra, desde que sem fins lucrativos e desde que com os devidos créditos de autoria e de publicação original.
3. Citações de trechos dos trabalhos publicados são igualmente livres, desde que devidamente creditadas, indicando-se autoria, título, organização editorial, meio de publicação original e data.
Estes termos estão de acordo com a licença de propriedade intelectual regulada pelo protocolo legal "Creative Commons - 4.0 [Attribution-NonCommercial-NoDerivatives International – CC BY-NC-ND 4.0]”, que pode ser acessada pela URL https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ . Versão em português: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.pt.