Revista Memória em Rede https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Memoria <p>A revista Memória em Rede é um periódico eletrônico que publica trabalhos inéditos que versem sobre os temas processos de patrimonialização, políticas públicas para o patrimônio, patrimônio material e imaterial, estudos em memória social, estudos sobre memória e identidade ou ainda tratem da organização de acervos, sua conservação e restauro, recuperação e acessibilidade para pesquisa e outros temas relacionados.</p> <p><strong>Qualis:</strong>&nbsp; A2</p> <p><span data-sheets-value="{&quot;1&quot;:2,&quot;2&quot;:&quot;A4&quot;}" data-sheets-userformat="{&quot;2&quot;:2627,&quot;3&quot;:{&quot;1&quot;:0},&quot;4&quot;:{&quot;1&quot;:2,&quot;2&quot;:16776960},&quot;9&quot;:1,&quot;12&quot;:0,&quot;14&quot;:{&quot;1&quot;:3,&quot;3&quot;:1}}"><strong>ISSN:</strong> 2177-4129</span></p> <p><object id="1939290a-18c8-bb9e-fb99-6b8419adbcb9" type="application/gas-events-abn" width="0" height="0"></object></p> <p>&nbsp;</p> pt-BR A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa,ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando,porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Revista Memória em Rede, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural.OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web. memoriaemrede@gmail.com (Revista Memória em Rede) leandroinfantini@gmail.com (Leandro Infantini) seg, 29 jul 2024 02:21:47 +0000 OJS 3.1.2.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Decolonizar museus e patrimônios: breve manifesto https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Memoria/article/view/27387 <p>Este dossiê, denominado “<a href="https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Memoria/announcement/view/611">Decolonizar Museus e Patrimônios: Teorias e Práticas</a>”, traduz-se como uma tomada de partido. Trata-se de uma provocação ao debate, que é ao mesmo tempo teórico, político, epistêmico e prático. Reveste-se, assim, de um compromisso com a ação, com a práxis que transcende a adoção de um pretenso discurso decolonial. Firma-se com esse conjunto de potentes artigos que compõe o dossiê uma estaca no tempo e no espaço, cujo desafio coletivo é demarcar a relevância de um movimento amplo que está em curso, que tem como norte os processos de decolonização de museus e patrimônios. Mais do que isso: é um potente condutor que retira as subalternidades da periferia e as empurra para o centro.</p> Diego Lemos Ribeiro, Elizabete de Castro Mendonça, Camila A. de Moraes Wichers Copyright (c) 2024 Revista Memória em Rede http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/ https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Memoria/article/view/27387 dom, 28 jul 2024 00:00:00 +0000 Entre (des)encontros, controvérsias e inovações https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Memoria/article/view/27149 <p>O artigo pretende discutir sobre a participação social na construção de narrativas nos museus, destacando complexidades, desafios e inovações de exposições de autoridade compartilhada. Primeiramente, aborda transformações no papel dos museus, investigando o conceito de participação social em sua aplicação nesses espaços e experiências e elencando estratificações que evidenciam complexidades, desafios e controvérsias da infiltração dos públicos na construção de representações e narrativas museais multivocais. Num segundo momento, explora e analisa a exposição <em>Îandé: aqui estávamos, aqui estamos</em>, no Museu Histórico Nacional, que contou com participação indígena, em princípio fazendo uma breve abordagem sobre a instituição e, na sequencia, apresentando e analisando (des)encontros, controvérsias e inovações que emergiram dessa experiência e tensionaram as práticas institucionais, impondo novas relações, fluxos e soluções criativas ao museu</p> Julia Moraes, Bruna Pinto Monteiro, Carolina de Oliveira Silva Copyright (c) https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Memoria/article/view/27149 dom, 28 jul 2024 23:38:44 +0000 Memórias do “sonho desagradável” https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Memoria/article/view/27041 <p>O Rio de Janeiro foi o maior porto escravagista das Américas. Esta afirmativa ganhou maiores proporções a nível local e global, a partir do reconhecimento do Cais do Valongo como Patrimônio Mundial em 2017. Em torno do Valongo, um antigo complexo escravista, diferentes atores sociais vinham exigindo a criação de um museu público, de modo a narrar a presença negra na história do Cais, do Brasil e do mundo atlântico. Este artigo analisa tais demandas por musealização, visando identificar enquadramentos de narrativas de dor e sofrimento associadas a este lugar de memória sensível e utilizados em releituras do passado escravista desenvolvidas por diferentes agentes na cena pública. Para tanto,&nbsp;tem como foco de análise textos publicados em redes sociais virtuais e na imprensa, em janeiro de 2017, acerca da intenção da municipalidade de criar um museu sobre a escravização atlântica. Considera, por fim, que a complexidade da construção de narrativas públicas de dor e sofrimento transita entre o não reconhecimento social da violência política dos crimes da escravidão e do racismo, a dificuldade de suplantar memórias coloniais de desumanização e as lutas políticas históricas pela afirmação de resistências negras.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Musealização; Museu da Escravidão e da Liberdade (MEL), Cais do Valongo.</p> Desirree dos Reis Santos, Elizabete Castro Mendonça, Monica Lima e Souza Copyright (c) 2024 Revista Memória em Rede http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/ https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Memoria/article/view/27041 dom, 28 jul 2024 23:41:06 +0000 Memórias do passado fabril e operário da cidade do Rio Grande https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Memoria/article/view/26984 <p>A cidade do Rio Grande (RS) ficou conhecida como “cidade das chaminés” em detrimento da sua consolidação como um polo industrial do Rio Grande do Sul. A presença de centenas de fábricas transformou Rio Grande em uma cidade operária. Entretanto, esse passado é constantemente invisibilizado e desvalorizado. Este artigo tem por intuito analisar de que forma o patrimônio industrial é representado nos museus e narrativas patrimoniais oficiais. As análises aqui realizadas são frutos de dois projetos de pesquisa e extensão, que atuam como parceiros em diferentes iniciativas locais. Em termos teóricos, baseamos as análises em uma leitura interdisciplinar do patrimônio industrial, da memória e dos museus. Nossos resultados apontam que os bens relativos ao período colonial e de presença portuguesa são mais valorizados do que os do passado operário, contribuindo para a falta de representatividade da maior parte da população nas narrativas patrimoniais e museológicas.</p> Olivia Silva Nery, Vanessa Avila Costa Copyright (c) 2024 Revista Memória em Rede http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/ https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Memoria/article/view/26984 dom, 28 jul 2024 23:55:51 +0000 Decolonialidade e as vozes do Sul Global https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Memoria/article/view/26969 <p>Partindo da constatação da cumplicidade dos museus na construção da colonialidade do ser/do saber, refletimos sobre o papel que desempenham na manutenção do sistema mundo moderno/capitalista e a necessidade de sua revisão. Examinamos sinais da iminente falência do modo de vida ocidental, seu imperialismo e unipolaridade, bem como evidências da emergência de um mundo multipolar, abrindo a possibilidade de constituir-se uma nova ordem mundial entre Estados-civilizações em bases não necessariamente ocidentais. Propomos que, nessa nova ordem, o Brasil possa inserir-se como articulador de vozes do Sul Global, mediante o reconhecimento da civilização afro-pindorâmica que aqui se formou nas confluências históricas e de resistências contra-coloniais. Entendendo ser mais profícuo que a decolonialidade na Museologia se manifeste como compromisso em vez de performance discursiva, compartilhamos algumas ações culturais experimentadas entre 2018 e 2021 no distrito do Campo Grande, Campinas, a fim de colher aprendizagens significativas para repensarmos políticas públicas interculturalizantes.</p> Juliana Maria de Siqueira Copyright (c) 2024 Revista Memória em Rede http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/ https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Memoria/article/view/26969 dom, 28 jul 2024 23:58:29 +0000 “Para mim já começa não sendo um objeto, ele vem de um presente de um céu” https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Memoria/article/view/26966 <p>O artigo analisa algumas soluções e dificuldades encontradas na fortuna crítica sobre repatriação e restituição de coleções museológicas, evidenciando como esse debate possui aderência com as epistemologias decolonais. Elege como fio condutor os conceitos de epistemicídio, giro decolonial e ferida colonial visando compreender como esses desafios são ampliados no âmbito da repatriação e restituição digital de coleções. A metodologia da pesquisa é descritiva e exploratória com abordagem qualitativa, privilegiando alguns estudos de caso apontados na revisão de literatura. A hipótese é que a restituição digital consiste em um entre-lugar que tem a potencialidade de ser, ao mesmo tempo, causa e efeito de um giro decolonial, embora ainda enfrente diversos desafios erigidos pelo sistema-mundo moderno/colonial.</p> Kátia Silene Souza de Brito, Clovis Carvalho Britto, Deborah Silva Santos Copyright (c) 2024 Revista Memória em Rede http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/ https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Memoria/article/view/26966 seg, 29 jul 2024 00:00:00 +0000 Confluências e coerências do acesso a museus https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Memoria/article/view/26942 <p class="western">O artigo apresenta uma análise reflexiva sobre o conceito de acessibilidade em museus a partir de contribuições teóricas de autores de outras áreas como Nego Bispo, Ailton Krenak, Davi Kopenawa, Françoise Vergès e Bruno Latour. A partir dessas leituras, o texto questiona concepções arraigadas sobre a relação entre ser humano e ambiente, destacando a interconexão entre diferentes formas de conhecimento e experiência. As "cartilhas de orientação de acessibilidade" são aqui criticadas por sua abordagem fragmentada e simplificada que não considera a diversidade de necessidades e experiências dos visitantes. Por fim, são apresentadas duas experiências: a exposição <em>Diálogo no Escuro e a 35ª Bienal de São Paulo - Coreografias do Impossível</em>. Ambos os casos demonstram como o acesso sensorial está além de adaptações circunscritas, enfatizando a importância da inclusão, representatividade e ampliação das vivências corporais. O artigo propõe uma reflexão sobre as práticas de acessibilidade nos museus, instigando uma abordagem mais holística e inclusiva que reconheça e celebre a diversidade e interconexão de diferentes formas de conhecimento e experiência humana.</p> Carla Grião da Silva Bernardino Copyright (c) 2024 Revista Memória em Rede http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/ https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Memoria/article/view/26942 seg, 29 jul 2024 00:09:56 +0000 Decolonialidade e Educação nos museus do IBRAM https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Memoria/article/view/26784 <p>O objetivo do presente artigo é refletir sobre museus e práticas decoloniais a partir da educação. Para isso foi feito um recorte das instituições geridas pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Usarei referências que estudaram os educativos de alguns desses espaços e respostas das educadoras/es do Ibram a um questionário nacional (Anônimo, 2023)<a href="#_ftn1" name="_ftnref1">[1]</a>.&nbsp; A partir das ponderações realizadas ao longo do texto, veremos uma intenção de reflexo nos museus brasileiros como um todo (Castro, 2013). Também uso outras referências para refletir sobre decolonizar os museus como Ballestrin (2013) e Vergès (2023). Identifiquei precariedade nos educativos dos museus do Instituto, ainda que suas equipes se esforcem para construir relações mais atualizadas com os públicos. Encerro o resumo convidando você a ler e refletir se a decolonização do museu ocidental é possível.</p> <p><a href="#_ftnref1" name="_ftn1">[1]</a> O artigo é fruto de um recorte dos dados apresentados em uma tese defendida em 2023.</p> Karlla Kamylla Passos Copyright (c) 2024 Revista Memória em Rede http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/ https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Memoria/article/view/26784 seg, 29 jul 2024 00:00:00 +0000 Entre Memórias e Resistências: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Memoria/article/view/26779 <p>Este artigo reflete sobre a persistente ausência da descolonização no Museu Municipal Parque da Baronesa, localizado em Pelotas - RS, destacando os processos de disputa que resultaram na não implementação efetiva de projetos que visavam o questionamento da narrativa hegemônica. Tais projetos, embora não representassem uma abolição completa, geraram conflitos que refletem uma pluralidade de narrativas e visões de nação. A posição que prevaleceu nessas disputas tem como consequência a permanência do racismo e do silêncio dentro do museu. Desse modo, o artigo destaca a possibilidade de reinterpretar esses espaços como contra-museus, capazes de desafiar as estruturas de poder que os criaram. Ao refletir sobre essas estruturas e os silenciamentos que perpetuam, o artigo argumenta que as revoluções do crível representam os primeiros passos para uma ruptura e para a descolonização do Museu da Baronesa.</p> Nathalia Vieira Ribeiro, Carla Rodrigues Gastaud Copyright (c) 2024 Revista Memória em Rede http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/ https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Memoria/article/view/26779 seg, 29 jul 2024 00:00:00 +0000 Os espíritos e as instituições https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Memoria/article/view/26774 <p>Museus são espaços privilegiados para a prática de ações decoloniais e, nesse sentido, os povos indígenas atuam como um dos principais agentes desse movimento. O que se discute nesse artigo é uma ação colaborativa desenvolvida em parceria entre comunidades Avá-Guarani do oeste paranaense, o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná(MAE-UFPR) e a Superintendência do IPHAN no Paraná. As questões aqui propostas partem de um evento específico que foi a transferência de uma coleção, chamada Ygá-Miri, composta principalmente por dois fragmentos de canoas guarani, do Museu Paranaense para o MAE-UFPR. Ao longo do artigo são apresentadas as diferentes ações, os desafios, trocas e diálogos necessários para que o traslado fosse bem-sucedido, o que incluiu uma cerimônia xamânica realizada pelos Avá-Guarani. Partindo dessa ação colaborativa, procuramos discutir em que extensão a participação indígena, no caso específico dessa ação no MAE-UFPR, tem o potencial de reconfigurar e de questionar as práticas institucionais dos museus, muitas delas permeadas pela colonialidade.</p> Bruna Marina Portela, Renata Simone Domit, Sady Pereira do Carmo Júnior, Victor Hugo Oliveira Silva Copyright (c) 2024 Revista Memória em Rede http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/ https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Memoria/article/view/26774 seg, 29 jul 2024 00:23:39 +0000 Repatriação virtual X repatriação física: avanços e limitações na descolonização museal https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Memoria/article/view/26763 <p>A repatriação de bens culturais vem ganhando novos contornos e problemáticas nas últimas décadas. Entre elas, um conceito novo vem sendo atribuído à prática realizada em diversos projetos pelo mundo: as repatriações virtuais. O conceito de repatriação determina a devolução material de algo reivindicado ao seu território ou grupo originário, enquanto as repatriações virtuais são realizadas por meio da criação de produtos virtuais de amplo acesso. Este estudo propõe, a partir de um aporte teórico que entrelaça os campos da Antropologia, História e Museologia, abordar por meio de estudos de caso projetos que atuam como repatriações virtuais, no contexto nacional e internacional. Apontamos para as diferenças entre democratização de acesso por meio de produtos virtuais e os processos de repatriação em sua conceituação teórica e prática, evidenciando a necessidade de repensar a utilização do conceito de “repatriação” na perspectiva virtual.</p> Karine Costa, Kimberly Pires Copyright (c) 2024 Revista Memória em Rede http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/ https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Memoria/article/view/26763 seg, 29 jul 2024 00:25:19 +0000 Bases de uma política municipal de patrimônio museológico na Amazônia Mato-grossense: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Memoria/article/view/26758 <p>Este artigo objetiva apresentar resultados de diálogos e reflexões interculturais e interétnicas a partir da criação, implementação e estruturação do Museu do Vale do Arinos (MuVA) entre os anos de 2015 e 2024, localizado na cidade de Juara, na mesorregião norte de Mato Grosso. Metodologicamente, o desenvolvimento deste estudo se fundamentou nas pesquisas bibliográfica, documental e de campo, considerando os debates que fundamentam a abordagem da pesquisa-ação. Apesar de ser uma instituição recente no contexto das políticas de memória e de preservação do patrimônio cultural nesta região, busca-se promover uma reflexão sobre como esse museu se configura inovador quando se trata de gestão museal compartilhada, haja vista que desde a fundação conta com a participação direta de povos indígenas e membros da sociedade civil, alcançando hoje a integração dos povos Apiaká, Munduruku, Rikbaktsa e Kayabi. A partir da musealização e ocupação da instituição sob um novo modelo de organização institucional, o museu vem promovendo a valorização e promoção das referências culturais dos diferentes povos dessa região, pautada principalmente na busca pela ruptura com os modelos de museus públicos que possuem acervos de diversos povos indígenas. Esse movimento tem-se demonstrado desafiador devido as tensões e disputas em torno das memórias, do compartilhamento e ocupação dos espaços de tomada de decisão, bem como mediante aos acervos expostos e narrativas apresentadas no contexto da diversidade cultural local e regional. &nbsp;</p> Saulo Augusto de Moraes, Renato Fonseca de Arruda, Jairo Luís Fleck Falcão, Kawayp-Katu Kayabi, Marcelo Manhuari Munduruku, Evanilson Crixi Morimã, Dineva Maria Kayabi, Francine Suélen Assis Leite, Márcio Ferreira Rangel Copyright (c) 2024 Revista Memória em Rede http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/ https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Memoria/article/view/26758 seg, 29 jul 2024 00:43:03 +0000 Patrimônio cultural e decolonialidade https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Memoria/article/view/26746 <p>A relação entre patrimônio cultural e decolonialidade tem aparecido como tema nas discussões acadêmicas e práticas contemporâneas no sentido de pensar bens culturais representativos e que as populações se identifiquem e se apropriem de acordo com suas realidades. Este artigo discute de forma teórica a relevância da decolonialidade como uma ferramenta para questionar e transformar os quadros teóricos, metodológicos e práticas no campo do patrimônio cultural. Destaca-se que a decolonialidade não é apenas um estado a ser reivindicado por movimentos isolados, mas sim uma interrogação contínua que deve ser incorporada em todos os aspectos da profissão de patrimônio. Através da análise da "matriz patrimonial de poder", é evidenciado como as noções convencionais de preservação e gestão do patrimônio frequentemente perpetuam dinâmicas que refletem as persistências coloniais em termos de estruturas de poder.</p> Adson Rodrigo Pinheiro, Janaildo Soares de Sousa Copyright (c) 2024 Revista Memória em Rede http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/ https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Memoria/article/view/26746 seg, 29 jul 2024 00:45:16 +0000 Para decolonizar os museus: desafios e possibilidades https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Memoria/article/view/26676 <p><span style="font-weight: 400;">Trata-se de uma reflexão crítica que problematiza a decolonização dos museus através da análise de algumas práticas decoloniais em curso no Brasil. Dentre estas iniciativas, este artigo destaca o Museu de Percurso do Negro em Porto Alegre como uma experiência concebida na perspectiva decolonial e antirracista. Compreende-se que&nbsp; os projetos que buscam a decolonização dos museus, mesmo passíveis a equívocos, potencializam a agência dos espaços museais no âmbito da valorização patrimonial, cultural e histórica de grupos que, historicamente, foram negligenciados por estas instituições.</span></p> Roberta Madeira de Melo, Elza Viera da Rosa, Zita Rosane Possamai Copyright (c) 2024 Revista Memória em Rede http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/ https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Memoria/article/view/26676 seg, 29 jul 2024 00:48:43 +0000 Sociomuseologia: perspectivas de uma disciplina pretensamente decolonial https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Memoria/article/view/26618 <p>Este trabalho tem como foco refletir sobre a concepção da Sociomuseologia como uma disciplina decolonial como propõem os pesquisadores Judite Primo e Mário Moutinho (2020, 2021), da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia. Com embasamento em autores e autoras das teorias críticas decoloniais, como também em pensadores ligados às ciências sociais, Primo e Moutinho advogam que a Sociomuseologia é uma Escola de Pensamento decolonial pautada na pedagogia decolonial”, inspirada em Catherine Walsh, e numa “pedagogia da libertação”, calcada no pensamento de Paulo Freire, bem como é uma disciplina que reconhece o papel e a voz de grupos historicamente subalternizados ou marginalizados. Neste artigo, o debate é retomado de modo a repensar a Sociomuseologia à luz da realidade brasileira, contribuindo para que a disciplina se engaje, ainda mais, em seu posicionamento ético e político com a decolonialidade como uma utopia emancipatória (VERGÈS, 2023). Defende-se que, no Brasil, a Sociomuseologia se conforma a partir das redes difusas de museologia social e comunitária, como também a partir dos processos participativos de construção de políticas públicas para o campo dos museus. E ainda temos como desafio o enfrentamento aos nossos colonialismos internos no campo da Museologia.</p> Atila Tolentino Copyright (c) 2024 Revista Memória em Rede http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/ https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Memoria/article/view/26618 seg, 29 jul 2024 00:51:28 +0000 Arqueología de los desahucios en las colecciones del Museo Histórico Nacional, Río de Janeiro/Brasil: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Memoria/article/view/26562 <p>O Rio de Janeiro é um palimpsesto a partir do qual a Arqueologia e a Museologia comunicam fragmentos dos processos de renovação urbana. Se articuladas, essas disciplinas contribuem para a criação e comunicação de narrativas sobre a relação entre memória e espaço. No Museu Histórico Nacional são observados os processos de musealização da materialidade relacionados a episódios que moldaram a paisagem: o desmantelamento do Monte del Castilo e o despejo da Villa Autódromo. Questionando-nos sobre as possibilidades de tornar visível a dimensão arqueológica destes contextos, refletimos sobre o papel e o contributo da Arqueologia para a musealização das transformações urbanas a partir de acervos museológicos. A análise dos processos curatoriais e da composição narrativa da exposição permanente aponta um conjunto de desafios para que o potencial interpretativo da Arqueologia seja explorado na construção de narrativas museais.</p> alejandra saladino Copyright (c) 2024 Revista Memória em Rede http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/ https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Memoria/article/view/26562 seg, 29 jul 2024 01:03:19 +0000 Canoa de um Pau Só, Patrimônio Cultural do Pantanal https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Memoria/article/view/26383 <p>Propomos reflexões sobre a relação entre meio ambiente, território e patrimônio cultural de povos indígenas e pescadores tradicionais do Pantanal brasileiro, por meio da análise do modo de fazer a “canoa de um pau só”. A compreensão dessa relação intrínseca será fundamental para refletir sobre a salvaguarda desse bem cultural e o processo de musealização. A “canoa de um pau só” é o símbolo maior da pesca tradicional, agregando saberes e fazeres representados em diversos objetos e técnicas. Esse tipo de canoa apresenta-se como alternativa para a pesca dentro da mata em período de cheias do Pantanal, e vincula sua produção e uso à crise climática. A embarcação é o principal meio de transporte para os Guató, retratados em fontes escritas como os “índios canoeiros” do Pantanal, e objeto de desejo para pescadores artesanais. Em termos metodológicos, o levantamento sobre a “canoa de um pau só” tomou como base os dados coletados em entrevistas com detentores do saber e o termo de doação de um exemplar desse bem, da Colônia Z-2 de pescadores para o “Museu Histórico Municipal de Cáceres, Emilia Darci de Souza Cuyabano”.</p> Luciano Pereira da Silva , Manuela Areias Costa Copyright (c) 2024 Revista Memória em Rede http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/ https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Memoria/article/view/26383 seg, 29 jul 2024 01:10:39 +0000 Das ruínas à ressignificação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Memoria/article/view/26335 <p>O rompimento da barragem do fundão ocorrido no ano de 2015 arrasou o subdistrito de Bento Rodrigues em apenas 15 minutos. No instante da destruição, uma diversidade de objetos afetivos materiais ficara para trás, soterrados na lama, enquanto os moradores lutavam por suas vidas. Meses após o evento, retornaram as ruínas de Bento Rodrigues e, nesse processo, conseguiram resgatar alguns objetos os quais tornaram-se referências emotivas de rememoração da territorialidade. Diante dessa problemática, buscamos propor neste trabalho uma análise desses objetos na perspectiva da musealidade e das emoções patrimoniais, compreendendo-os a partir das suas propriedades e qualidades comunicacionais. Destaca-se os aspectos das emoções patrimoniais direcionados as práticas de atribuição de valor ao objeto patrimonial. A emoção sentida pelas vítimas representou a agregação de distintas qualificações aos objetos, transpassando o seu valor de uso. A lama os transformou em múltiplos testemunhos, atravessados pelo trauma, estruturando-se como objetos únicos relevadores de outras memórias, de identidades construídas na vivência do território destruído.</p> André Fabrício Silva Copyright (c) 2024 Revista Memória em Rede http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/ https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Memoria/article/view/26335 seg, 29 jul 2024 01:14:38 +0000 Colonialidades e decolonialidades no Museu do Ipiranga https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Memoria/article/view/26713 <p>&nbsp;</p> <p><span class="Apple-converted-space">&nbsp;</span>A interseção entre decolonialidade e museus tem ganhado destaque nas discussões sobre representação e identidade cultural. Este estudo parte da análise crítica de Françoise Vergès sobre museus coloniais, para examinar a reabertura do Museu do Ipiranga durante o Bicentenário da Independência do Brasil. Analisa-se como o museu lidou com a renovação e as novas propostas expográficas em meio a narrativas decoloniais emergentes. Ao investigar o papel do museu na formação da memória histórica e da identidade nacional, pretende-se provocar reflexões críticas sobre o potencial de decolonização das narrativas museográficas do Museu do Ipiranga. Por meio de uma abordagem metodológica que combina análise documental e trabalho de campo, este estudo se soma aos debates sobre descolonização das narrativas históricas dentro dos espaços museológicos, ecoando o apelo de Vergès para desafiar os fundamentos ideológicos dos museus na formação e mediação da história.<span class="Apple-converted-space">&nbsp;</span></p> Lucia Santa-Cruz, Priscila F. Perazzo Copyright (c) 2024 Revista Memória em Rede http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/ https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Memoria/article/view/26713 seg, 29 jul 2024 01:19:14 +0000 O Núcleo pioneiro de Brasília e suas presenças invisibilizadas https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Memoria/article/view/26653 <p><span style="font-weight: 400;">Os museus-casa exploram a memória coletiva e individual, para fazer as conexões entre passado e presente, habitante e visitante, almejando um espaço de diálogo por meio de narrativas expográficas. Utilizando o Museu do Catetinho como exemplo, são exploradas teorias de Nora, Pollak e Halbwachs, para contextualizar a memória em patrimônios musealizados. A análise se aprofunda na definição de museus-casa e nos elementos distintivos do Museu do Catetinho, destacando o papel das narrativas na perspectiva da memória coletiva, com ênfase na exposição "Catetinho, a flama inspiradora". A curadoria dessa exposição buscou incluir uma variedade de personagens, indo além dos "notáveis", conceito de Vergès, para abranger mulheres e trabalhadores envolvidos na construção de Brasília. Considerando a dimensão política dos museus, entendemos que o silenciamento de certas vozes não significa sua inexistência, e que são influenciadas pela hegemonia das classes dominantes na preservação do patrimônio histórico.</span></p> Artani Pedrosa Copyright (c) 2024 Revista Memória em Rede http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/ https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Memoria/article/view/26653 seg, 29 jul 2024 01:22:27 +0000 O narrador benjaminiano presente nas memórias dos(as) trabalhadores(as) rurais em Araruna-PR https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Memoria/article/view/26379 <p>Este artigo destaca nossa pesquisa na qual investigamos as práticas socioculturais dos trabalhadores rurais em Araruna-PR. Inspirados pelo filósofo, ensaísta e literato Walter Benjamin, buscamos compreender o município através das lentes dos trabalhadores, no qual realizamos encontros com os trabalhadores rurais denominados "cultivos", promovendo uma abordagem dialógica com as memórias. O filósofo Walter Benjamin inspirou a pesquisa para pensar o narrador benjaminiano nas experiências dos trabalhadores rurais: o camponês sedentário. Destacamos a resistência desses narradores em meio ao declínio da experiência narrativa com o avanço da modernidade capitalista (BENJAMIN, 1985). O aporte teórico-metodológico de memórias de Benjamin foi expresso em narrativas orais com os trabalhadores ruais e materializado em mônadas. A pesquisa propõe uma abordagem participativa e interativa durante o modo de produção de conhecimento histórico.</p> Gabriel Henrique de Souza, Cyntia Simioni França Copyright (c) 2024 Revista Memória em Rede http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/ https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Memoria/article/view/26379 seg, 29 jul 2024 00:00:00 +0000 Representação e Inclusão das Travestis nos Espaços Museológicos https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Memoria/article/view/26740 <p>Este artigo aborda a ausência e a necessidade de representação das travestis nos espaços museológicos, destacando a importância de uma abordagem inclusiva e sensível para superar essa lacuna. Inserido no contexto da museologia social e dos estudos pós-coloniais, o texto propõe reflexões sobre como os museus podem desafiar hierarquias de poder históricas e promover uma narrativa mais diversa e representativa. Destaca-se o papel crucial da memória social das travestis como forma de resistência e afirmação de identidade, bem como a necessidade de reconhecimento e preservação de suas histórias e culturas. Por meio de exemplos como o Museu Transgênero de História e Arte (MUTHA) e Arquivo de Memória Trans Argentina (ATM), o artigo enfatiza a importância de dar voz às comunidades travestis e confrontar as injustiças históricas dentro dos espaços museológicos. Conclui-se que uma abordagem contextualizada e sensível é essencial para uma representação autêntica e inclusiva da memória social das travestis nos museus.</p> Sol Alves, Lisabete Coradini Copyright (c) 2024 Revista Memória em Rede http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/ https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Memoria/article/view/26740 seg, 29 jul 2024 01:29:00 +0000 Memória e identidade nos sistemas de manejo e de produção do município de Maricá - Rj https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Memoria/article/view/26380 <p><span style="font-weight: 400;">O presente artigo fará uma análise das transformações históricas recentes, que aconteceram no município de Maricá, localizado no estado do Rio de Janeiro, no âmbito dos sistemas de produção rural e do manejo dos recursos naturais. Tais mudanças, caracterizadas pela expansão urbana, a partir da década de 50, impactaram sobre as comunidades rurais do município, que sofreram, através do declínio da produção rural, uma desterritorialização. O artigo analisa este impacto, sobre a identidade e a memória da população rural e sobre a paisagem. Serão apresentados relatos coletados em campo e, a partir da contextualização histórica, será feita uma ponte com conceitos teóricos analisados através de uma discussão filosófica, como a memória, identidade e as suas relações com o trabalho, os processos produtivos e a paisagem. A partir da contextualização histórica e da discussão teórica sobre os conceitos filosóficos ligados às transformações históricas ocorridas no município, serão apresentadas as considerações finais.</span></p> André Räbel, Richieri Antonio Sartori, Luiz Henrique Chad Pellon Copyright (c) 2024 Revista Memória em Rede http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/ https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Memoria/article/view/26380 seg, 29 jul 2024 01:31:31 +0000 Centros de Documentação: Patrimônio, Memória, História e Construção de Identidades https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Memoria/article/view/25450 <p>O Centro de Documentação da Unisc (CEDOC) tem a pretensão de contribuir com a construção da identidade e da história regional do Vale do Rio Pardo, via preservação de um patrimônio, que é seu acervo documental. Os centros de documentação são arquivos surgidos em universidades com a finalidade de organizar, preservar e divulgar um acervo cultural que reuniram para servir de apoio às suas pesquisas. Com esse intuito, os centros de documentação são patrimônios que possibilitam problematizar memórias, escrever histórias e construir identidades regionais. Dessa forma, o presente texto pretende apresentar o CEDOC e sua contribuição para o conhecimento dessa região.</p> José Antonio Moraes do Nascimento Copyright (c) 2024 Revista Memória em Rede http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/ https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Memoria/article/view/25450 seg, 29 jul 2024 01:32:57 +0000 Diagnóstico situacional como subsídio para o plano museológico da Casa de Memória Edmundo Cardoso - CMEC https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Memoria/article/view/26301 <p>A presente produção está relacionada a pesquisa de Mestrado do curso de Pós-graduação Profissionalizante em Patrimônio Cultural, da Universidade Federal de<br>Santa Maria - UFSM, e traz uma abordagem das áreas de História, Patrimônio e Memória, evidenciando a importância em se manter e preservar museus como<br>importantes espaços de memória, sejam as memórias coletivas ou individuais. Tem-se como exemplo, a Casa de Memória Edmundo Cardoso, sendo a mesma objeto<br>de pesquisa do referido trabalho no qual tem-se como foco realizar a elaboração Diagnóstico Situacional como Subsidio para o Plano Museológico da Casa de<br>Memória Edmundo Cardoso – CMEC.</p> Marta Rosa Borin, Jovana Souza de Oliveira Copyright (c) 2024 Revista Memória em Rede http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/ https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Memoria/article/view/26301 seg, 29 jul 2024 01:35:35 +0000 Museus do Seridó Potiguar: possibilidades de Apropriação pelo Turismo Cultural https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Memoria/article/view/25601 <p>O artigo apresentado tem o objetivo de identificar possibilidades de apropriação dos museus da Região do Seridó potiguar pelo Turismo Cultural. Para atender ao objetivo geral, foram mobilizados como objetivos específicos: realizar o levantamento e a sistematização dos museus presentes na Região do Seridó potiguar; construir um quadro informativo sobre os museus, a partir de um questionário aplicado às gestoras e gestores e; identificar possibilidades de apropriação dos museus a partir de atividades do turismo cultural. A pesquisa tem caráter interdisciplinar, articulando História Cultural, Turismo Cultural e Museologia, articulados a partir dos estudos sobre patrimônio cultural, museus e cidades. Os resultados são parciais, mas já evidenciam a possibilidade de articulação dos museus na construção de roteiros culturais tanto para turistas quanto para visitantes.</p> Eduardo Cristiano Hass da Silva, Maria Edicleide da Silva Pereira Copyright (c) 2024 Revista Memória em Rede http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/ https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Memoria/article/view/25601 seg, 29 jul 2024 00:00:00 +0000 O Aspecto pitoresco das ruínas: o caso da Igreja de Piria, Piriápolis/UY https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Memoria/article/view/26747 <p>Ruína é um estado de degradação que acomete edificações e evoca, sob um aspecto simbólico, ideias sobre a fragilidade das criações humanas diante da ação do tempo. John Ruskin, em seus estudos, aponta para o aspecto pitoresco encontrado nas ruínas, formado por características sublimes ocasionadas pela ação do tempo sobre as edificações. O ensaio apresenta um recorte do levantamento fotográfico realizado durante uma pesquisa acadêmica, que teve como objeto de estudo as ruínas da Igreja de Piria, localizada na cidade de Piriápolis, no Uruguai. O enfoque deste ensaio são as imagens que refletem os elementos pitorescos encontrados na edificação em estado de arruinamento.</p> <p>Palavras-chave: Patrimônio Cultural; Ruína; Piriápolis/UY;</p> Marcela da Rosa Dias, Larissa Mörschbächer, Aline Montagna da Silveira Copyright (c) 2024 Revista Memória em Rede http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/ https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Memoria/article/view/26747 seg, 29 jul 2024 00:00:00 +0000 Análise crítica do museu universal https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Memoria/article/view/27358 <p style="line-height: 150%; text-indent: 1.27cm; margin-bottom: 0cm;" align="justify">Françoise Vergès, autora de “<em>Decolonizar o Museu – Programa de desordem absoluta” </em>(2023), é uma cientista política francesa, ativista, organizadora de exposições e oficinas em diversos museus e especialista em estudos pós-coloniais. Em sua obra, Vergès discute os problemas, falhas e contradições da noção de “museu universal”. Para a autora, o museu universal é o local de encenação da grandeza do Estado-Nação, um verdadeiro campo de “batalha ideológica com cujo auxílio os que lucram com as guerras retocam sua reputação e normalizam sua violência” (VERGÈS, 2023, p. 24).</p> <p style="line-height: 150%; text-indent: 1.27cm; margin-bottom: 0cm;" align="justify">&nbsp;</p> Eliana Delgado González Copyright (c) 2024 Revista Memória em Rede http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/ https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Memoria/article/view/27358 seg, 29 jul 2024 00:00:00 +0000