Novos Rumos Sociológicos https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/NORUS <p>A Novos Rumos Sociológicos (NORUS) é a revista científica do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A revista publica artigos inéditos, ensaios bibliográficos, entrevistas, traduções, resenhas, que podem ser enviados em português, inglês, francês ou espanhol.</p> <p><strong>Qualis:</strong>&nbsp; B1</p> <p><span data-sheets-value="{&quot;1&quot;:2,&quot;2&quot;:&quot;A4&quot;}" data-sheets-userformat="{&quot;2&quot;:2627,&quot;3&quot;:{&quot;1&quot;:0},&quot;4&quot;:{&quot;1&quot;:2,&quot;2&quot;:16776960},&quot;9&quot;:1,&quot;12&quot;:0,&quot;14&quot;:{&quot;1&quot;:3,&quot;3&quot;:1}}"><strong>ISSN: </strong>2318-1966</span></p> pt-BR <p>Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor(a), com direitos de primeira publicação para a revista. Os artigos são de uso gratuito em aplicações exclusivamente acadêmicas e educacionais e, portanto, não-comerciais.</p> no-reply@ufpel.edu.br (Marcus Vinicius Spolle) revista.norus@ufpel.edu.br (Equipe Editorial) ter, 25 fev 2025 22:31:43 +0000 OJS 3.1.2.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Editorial https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/NORUS/article/view/28598 <div style="text-align: justify;"> <p>Qual a forma mais adequada de se fazer sociologia? O trabalho empírico, com boa regulação dos fenômenos observáveis através de uma metodologia bem desenhada? Ou o estudo teórico mais aprofundado, com o confronto entre conceitos, quadros de referência teórica, através do bom uso de categorias, noções, e do rigor analítico e lógico? Ou ainda mais, a concentração na dimensão ético-normativa, para alguns até mesmo política, ideológica?</p> </div> Marcus Vinicius Spolle, Marcos Lacerda Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/NORUS/article/view/28598 ter, 25 fev 2025 00:00:00 +0000 Apresentação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/NORUS/article/view/28599 <div style="text-align: justify;"> <p>Se adotarmos as marcações históricas usuais, é possível afirmar que teoria crítica e pragmatismo surgiram não só em contextos bastante distintos, bem como em mútua ignorância ou indiferença. O que hoje chamamos de teoria crítica, foi uma corrente filosófica que teve sua origem no grupo que se organizou em torno do Instituto de Pesquisa Social em Frankfurt, Alemanha, na década de 1920, tendo como liderança institucional Max Horkheimer3. Seus primeiros textos foram publicados nos Zeitschrift fur Sozialforschung, reunindo colaborações de autores tais como Friederich Pollock, Theodor W. Adorno, Herbert Marcuse, Walter Benjamin, entre outros.</p> </div> Felipe Maia, Leonardo da Hora Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/NORUS/article/view/28599 ter, 25 fev 2025 00:00:00 +0000 Educação antirracista nas escolas brasileiras: crítica e pragmatismo em práticas pedagógicas para o ensino de sociologia escolar https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/NORUS/article/view/28600 <div style="text-align: justify;"> <p>Este trabalho parte de duas perspectivas sócio-filosóficas que se afirmam progressistas (teoria crítica e pragmatismo) para pensar práticas pedagógicas de antirracismo no seio da disciplina de sociologia na escola. A hipótese do nosso trabalho é que o pragmatismo pode fornecer ferramentas teórico-metodológicas que complementam a perspectiva crítica em benefício do progressismo na formação instrucional de estudantes no nível básico. Na primeira parte, com base em análise documental da legislação brasileira voltada à educação antirracista nas escolas, argumentamos sobre a urgência de mediações pedagógicas de enfrentamento do racismo como problema público estrutural no país. Colocamos em diálogo o pensamento crítico de bell hooks e a abordagem pragmatista de John Dewey em relação à questão da “conscientização/investigação” do problema do racismo e da “transgressão” como postura epistemológica para o seu tratamento no quadro pedagógico de uma educação progressista, que será exposta na segunda parte do argumento. A terceira parte da nossa formulação, centramo-nos no interesse pedagógico de ferramentas educacionais que o criticismo de hooks e pragmatismo de Dewey podem proporcionar aos saberes docentes para o ensino de ciências sociais nas escolas para a construção de epistemologias democráticas a partir da forma de questionar os estudantes sobre as implicações de certos hábitos nas relações sociais como geradores de desigualdades e injustiças. Na última parte, concluímos que a colaboração reflexiva entre professores e discentes em sala de aula formam a base de um dispositivo dialógico de ensino para a conscientização de problemas societais, em laboratórios de discussões.</p> </div> Sayonara Leal, Rosana da Silva Pereira Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/NORUS/article/view/28600 ter, 25 fev 2025 00:00:00 +0000 Saúde, família, segurança: para uma gramática moral do debate sobre cannabis medicinal https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/NORUS/article/view/28602 <div style="text-align: justify;"> <p><span style="font-family: 'Frutiger LT Std 47 Light Cn',sans-serif;">O presente texto explora analiticamente o debate sobre a regulamentação do uso medicinal da cannabis/maconha colocado pelo Projet de Lei 399/2015 da Câmara dos Deputados. O estudo, inspirado pela formulação teórica de&nbsp;</span><span style="font-family: 'Frutiger LT Std 47 Light Cn',sans-serif;"> Luc Boltanski, visa identificar eixos morais subjacentes ao debate, considerando os aspectos gerais e específicos das posições discursivas dos diferentes atores envolvidos na discussão sobre a cannabis medicinal no Brasil. A pesquisa identifica três <em>citès</em> principais no debate sobre a cannabis medicinal: saúde, família e segurança. Os achados apontam para considerações teóricas referentes à sobreposição de ordens morais na configuração de instituições sociais e na luta política de movimentos sociais progressistas.</span></p> </div> Victor Alves Mourão Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/NORUS/article/view/28602 seg, 24 fev 2025 00:00:00 +0000 Teoria crítica, pragmatismo e psicologia https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/NORUS/article/view/28603 <div style="text-align: justify;"> <p>O objetivo deste trabalho é apresentar, a partir das relações construídas pelas três gerações da Escola de Frankfurt com o pragmatismo, os lugares da psicologia na teoria crítica. Foi feita uma revisão da literatura que identificou, na primeira geração, um marxismo freudiano e um possível caminho dedicado à criatividade como um potencial diálogo com o pragmatismo e sua psicologia; na segunda geração há uma ênfase na psicologia do desenvolvimento moral e uma adesão epistemológica explícita ao pragmatismo na reconstrução do materialismo histórico; a terceira geração assume o pragmatismo e a psicologia a ele inerente como referencial teórico e epistemológico, o que resulta na centralidade da interação simbólica em uma filosofia da ação interessada no diálogo com a psicologia histórico-cultural e com a psicanálise das relações objetais. O processo de pragmatização da teoria crítica reforça a importância do contexto situacional – de hábitos, valores e culturas –, convidando-nos a um diálogo produtivo com a psicologia da libertação latino-americana.</p> </div> Carlos César Barros Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/NORUS/article/view/28603 seg, 24 fev 2025 00:00:00 +0000 Experiência estética como relação de apropriação no/com o mundo: diálogos entre John Dewey e Hartmut Rosa https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/NORUS/article/view/28604 <div style="text-align: justify;"> <p>A crítica estética da perda de sentido na modernidade pode ser considerada uma das mais importantes no esvaziamento da promessa por liberdade. No entanto, a literatura aponta que essa crítica, ao longo do tempo, encontrou dificuldades para sustentar sua exigência de autenticidade absoluta. Esse artigo propõe uma saída teórica para esse problema, articulando a teoria da ressonância do sociólogo alemão Hartmut Rosa com concepção da arte como experiência prática em John Dewey. O objetivo é entender como a relação entre sujeito e arte pode ser qualificada como um tipo de vínculo de apropriação no e com o mundo. Mobilizamos o repertório de conceitos fenomenológicos, como experiência e ressonância, não apenas como objetos de constituição da pesquisa, mas como ferramentas para análise do problema posto. Argumentamos ao final que a busca pela arte como uma esfera de ressonância é uma forma que o ser humano tem de se apropriar do mundo diante do seu significado elaborado nas práticas. Ao escapar das concepções absolutas da autenticidade, a ideia da apropriação permite aprofundar os questionamentos sobre arte e sujeito, sobre como (e se) a experiência estética ainda pode ser um motor de reflexão para encarar a fragilidade social sob as crises.</p> </div> Lara Bortolusci Leporati Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/NORUS/article/view/28604 seg, 24 fev 2025 00:00:00 +0000 Construção coletiva de uma teoria (crítica) brasileira, prático-material, democrático-popular, transformadora: uma entrevista com José Crisóstomo de Souza https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/NORUS/article/view/28605 <div style="text-align: justify;"> <p>Essa entrevista com José Crisóstomo de Souza explora a rica interseção entre a Teoria Crítica e o Pragmatismo no contexto brasileiro, destacando as contribuições únicas do entrevistado para esse diálogo. Doutor em Filosofia pela Unicamp, com tese sobre o movimento jovem hegeliano, e professor titular aposentado de Filosofia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Crisóstomo é coordenador do Grupo de Pesquisa Poética Pragmática e membro do Centro de Estudos Dewey e Pragmatismo. Com uma trajetória acadêmica que inclui períodos como professor e pesquisador visitante em instituições renomadas como UC-Berkeley, New School e Universidade de Humboldt (Berlim), ele é pioneiro no Brasil ao articular o pragmatismo e a Teoria Crítica, incluindo o marxismo, em uma perspectiva inovadora. Sua abordagem, que alia o que ele considera como o melhor de Marx e do pragmatismo, e que batizou de materialismo prático-poiético, questiona abordagens tradicionais e propõe caminhos mais democráticos, práticos e enraizados na realidade brasileira.</p> </div> Leonardo da Hora, Felipe Maia Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/NORUS/article/view/28605 seg, 24 fev 2025 00:00:00 +0000 Fome, distribuição de alimentos e educação: contribuição ao processo educativo na superação da injustiça alimentar no Brasil https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/NORUS/article/view/28606 <div style="text-align: justify;"> <p>Diante da contradição entre a fome de milhões de pessoas e a grande produção de alimentos no Brasil, empenhamo-nos em compreender o trabalho de três entidades (CNBB, Ação da Cidadania e o Olma – este último desenvolvido em Pelotas/RS) que realizam a distribuição de alimentos, visando identificar o processo educativo nessas atividades. Entendemos essas ações como educativas e buscamos identificar seus limites na efetivação da justiça alimentar. No trabalho, apresentamos dados sobre a fome no Brasil e em Pelotas, o que entendemos como processo educativo e o estudo das três entidades referidas. Numa delas, na periferia de Pelotas, foi realizado um trabalho empírico de pesquisa e ação cidadã. O objetivo foi identificar os limites e possibilidades à emancipação dos envolvidos nessas atividades como tese de doutorado (2019-2023/FURG/PPGEA). A metodologia utilizada teve nos estudos estatísticos, na bibliografia das entidades e em outros documentos, em conversas dialogadas e observações participantes o apoio à reflexão sobre os limites e possibilidades de tais ações para a superação da fome. Disso, afirmamos que a produção de alimentos não supera a fome, pois tem como objetivo a produção de <em>commodities</em> para o mercado externo. Portanto, a superação de tal situação urge, além das ações cidadãs de distribuição de alimentos de que no processo educativo os limites, diferenciadas e desiguais, entre as entidades outras ações do poder público e da cidadania para além do assistencialismo.&nbsp;</p> </div> Sinval Martins Farina Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/NORUS/article/view/28606 seg, 24 fev 2025 00:00:00 +0000 Trabalho feminino sob o neoliberalismo: contribuições de Nancy Fraser e Silvia Federici https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/NORUS/article/view/28607 <div style="text-align: justify;"> <p>A presente revisão bibliográfica trata do trabalho feminino sob o neoliberalismo a partir das contribuições de Nancy Fraser e Silvia Federici. O texto indica que, não obstante as divergências teóricas e analíticas entre as filósofas, ambas abordam a centralidade do trabalho de reprodução social para a compreensão do modo de produção capitalista. Quanto ao avanço da ideologia e doutrina socioeconômica neoliberal, as autoras tratam das contradições envolvidas na inserção das mulheres no mercado de trabalho formal sem uma concomitante superação do caráter generificado e não reconhecido do trabalho sociorreprodutivo. Abordam, ainda, os dilemas e ambiguidades do movimento feminista em face desse cenário. A fim de averiguar o tratamento dessa problemática, a bibliografia central abrange textos publicados no Brasil pelas autoras na última década, com algumas alusões a trabalhos anteriores, bem como referências a interlocutores importantes para as construções teóricas em questão.</p> </div> Enrico Bueno , Beatriz Amorim, Hoanna Késia Damas de Jesus Amorim, Marianna Damas de Jesus Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/NORUS/article/view/28607 seg, 24 fev 2025 00:00:00 +0000 Del resistir al re-existir: el caso del Consejo Ragional Indígena Del Cauca https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/NORUS/article/view/28608 <div style="text-align: justify;"> <p>El Consejo Regional Indígena del Cauca (Cric) ha desarrollado una movilización social durante más de 50 años, en la que se han entretejido diversas relaciones de poder entre múltiples agentes sociales. Allí las acciones sociales llevadas a cabo por la organización se han materializado de diversas formas y en múltiples campos sociológicos. No obstante, desde la academia se han usado conceptos insuficientes, que no permiten vislumbrar la complejidad en la que se entretejen estas luchas. Así las cosas, este trabajo, construido a partir del proceso reflexivo a lo largo de la formación como <em>Magister </em>en sociología, aborda las principales características del Cric con la intención de fortalecer el concepto de re-existencia en términos teóricos y metodológicos, cuyo uso académico puede ofrecer una alternativa para analizar la complejidad sociológica en torno de las luchas llevadas a cabo por diferentes pueblos de América Latina en general, y de los abanderados por el Cric en particular. El escrito cierra con una invitación para el fortalecimiento de una mirada decolonial en las ciencias sociales, las cuales pueden y deben estar más atentas a los conceptos nacidos en el seno de las personas que pretenden investigar.</p> </div> Joan Sebastian Olivero Olmos Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/NORUS/article/view/28608 seg, 24 fev 2025 00:00:00 +0000 GILROY, P. Driving while black. In: MILLER, Daniel (ed.). Car Cultures. New York/Oxford: Berg, 2001, p. 81-104. https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/NORUS/article/view/28609 <div style="text-align: justify;"> <p>Traduzido por Marcelo de Trói, doutor em Cultura e Sociedade, coordenador na linha de pesquisa Corpos, Cidades e Territorialidades Dissidentes do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades (NuCuS) do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA).</p> </div> Paul Gilroy, Marcelo de Trói Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/NORUS/article/view/28609 seg, 24 fev 2025 00:00:00 +0000