Capelas à beira de uma estrada
Resumo
Este ensaio visual apresenta desenhos de 13 capelas católicas situadas às margens da rodovia BR 101, entre Capivari do Sul e São José do Norte, no Rio Grande do Sul, com a intensão divulgar as peculiaridades deste tipo de arquitetura vernacular característica do interior do estado. Pouco observadas por conta da velocidade em que normalmente se transita por uma estrada, essas singelas construções utilizam formas recorrentes da arquitetura religiosa reinterpretadas pelas comunidades onde estão localizadas. Sua simplicidade e seu caráter singelo e até mesmo ingênuo são suas maiores características. Registradas por meio de desenhos que as isolam de seu entorno imediato, adquirem uma expressividade que as tornam memoráveis.Referências
CATTANI, Airton. Olhe por onde você anda: calçadas de Porto Alegre. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007.
CATTANI, Airton; VIEIRA, César Bastos de Mattos; YING, Lu. Calçadas de Porto Alegre e Beijing = Sidewalks of Porto Alegre and Beijing = 阿雷格里港和北京的人行道. Porto Alegre: Marcavisual, 2019.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).