PLANEJAMENTO CULTURAL E ESTÉTICO DA PAISAGEM URBANA COSTEIRA

Resumo

A vinculação cultural e estética de comunidades costeiras com o ambiente resulta em paisagens típicas que têm sido desprestigiadas pelo cenário cultural globalizado, evidenciando a necessidade de planejamento voltado à salvaguarda da identidade de grupos locais. Assim, foi aplicado um estudo à uma vila de pescadores de Pelotas, RS, que objetivou compreender as características culturais e estéticas da paisagem local e discutir estratégias de integração da dimensão cultural ao planejamento da paisagem. Para isso, foram empregadas múltiplas abordagens teóricas e metodológicas: análises subjetiva (etnográfica e narrativa) e objetivas (espaciais, cromáticas e tipomorfológicas). Os resultados apontaram para os principais atributos culturais e estéticos da paisagem e a multiplicidade de abordagens permitiu maior amplitude na discussão de diretrizes e estratégias de planejamento, bem como maior adequação destas às especificidades do local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Maciel Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Arquiteto e urbanista pela Universidade Federal de Pelotas. Mestrando do Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Ana Paula Neto de Faria, Universidade Federal de Pelotas
Arquiteta e urbanista pela Universidade Federal de Pelotas. Mestre e doutora pelo Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora adjunta e coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas.

Referências

BATTY, M. The New Science of Cities. Cambridge: MIT Press, 2013.

BENEDIKT, M. To Take Hold of Space: Isovists and Isovist Fields. Environment and Planning B, v.6, p. 47-65, 1979.

BRASIL. Portaria n° 127, de 30 de abril de 2009. Estabelece a Chancela da Paisagem Cultural. Diário Oficial da União, 5 maio 2009. Seção 1, p. 17.

CARLSON, A. Nature & Landscape. An introduction to Environmental Aesthetics. New York. Columbia University Press, 2009.

CLAVAL, P. A Geografia Cultural. Florianópolis: Editora da UFSC, 1999.

DELAMARE, T. O. Zoneamento Geoambiental da Colônia Z3 - 2º distrito de Pelotas (RS). 2017. 127 p. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de pós-graduação em Geografia, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017.

FIGUEIRA, M. C. Colônia de Pescadores Z3, Pelotas – RS: da crise na pesca à expansão do turismo com base no patrimônio cultural. 2009. 157p. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural) – Instituto de Ciência Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2009.

GEHL, J. Cidades para pessoas. São Paulo, Perspectiva, 2013.

HOLANDA, F. O espaço de Exceção. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2002.

KRAFTA, R. C. Notas de aula de Morfologia Urbana. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2014.

LANCASTER, M. Britain in View: Colour and the Landscape. London: Quiller Press, 1984.

LANCASTER, M. Colourscape. London: Academy Editions, 1996.

NAOUMOVA, N.; FARIA, A. P. N.; LAUFFER, V. F. O uso da cor em projetos paisagísticos. Projectare. Pelotas: UFPel, n. 1, p. 59-67, 2000.

NAOUMOVA, N. Qualidade estética e policromia de centros históricos. 2009. 449p. Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional), Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2009.

SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4 ed. São Paulo: EDUSP, 2006.

SCHWALBACH, G. Basics Urban Analysis. Berlim: Birkhäuser, 2009.

TUAN, Y. Topofilia. Um estudo da Percepção, Atitudes e Valores do Meio Ambiente. São Paulo/Rio de Janeiro: Difel, 1980.

TURNER, A.; DOXA, M.; O’SULLIVAN, D.; PENN, A. From isovists to visibility graphs: a methodology for the analysis of architectural space. Environment and Planning B: Planning and Design, v. 28, p. 103-21, 2001.

VAROUDIS, T. DepthmapX 0.5: Multi-platform spatial network analysis software. Software. 2015.

Publicado
2021-01-10
Seção
Artigos