Intervenções públicas em ocupações irregulares: um estudo de caso sobre a Favela Ferradura na cidade de Bauru
Resumo
O estudo das dinâmicas que levam a construção das favelas no Brasil é indispensável para a compreensão dos espaços urbanos. A lacuna acadêmica no estudo de ocupações irregulares fora das grandes cidades gera a necessidade de analisar a favela em diferentes contextos, para o entendimento destes locais como organismos plurais, que ultrapassam a barreira dos estereótipos associados ao imaginário popular. Passando por vários processos de erradicação desde a sua gênese, a favela é uma manifestação física da resiliência dos moradores que mantem essa estrutura em nome do direito de habitar. Sem apoio do estado, as habitações são construídas pelos que não possuem condições de pertencer a “cidade formal”, e como consequência, o mesmo estado que falha em oferecer esse direito básico, busca a eliminação das ocupações. Esse artigo apresenta o conceito de resiliência urbana, num olhar sobre as politicas públicas aplicadas na Favela Ferradura na cidade de Bauru, localizada no estado de São Paulo.Palavras Chave: Favela Ferradura, Bauru, Resiliência Urbana.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).