As experiências pedagógicas em tempos de distanciamento social. Uma reflexão sobre as ações do Grupo de Estudos do Núcleo de Estudos de Arquitetura Brasileira

Resumo

A dedicação à temática do Patrimônio Cultural é foco das atividades do Núcleo de Estudos de Arquitetura Brasileira (NEAB) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (FAUrb-UFPel) desde 1983. Além da contribuição à comunidade externa, por meio de atividades de pesquisa e extensão, o NEAB vem proporcionando atividades de apoio ao ensino, que complementam a formação de estudantes, profissionais e pesquisadores da área da Arquitetura e Urbanismo. Após algumas experiências preliminares, nos anos de 2014 e 2019, o ano de 2020 começa impondo um novo desafio para a atividade do Grupo de Estudos: como adaptar o seu funcionamento em meio às adversidades impostas pela pandemia de Coronavírus? Nesse momento o grupo se reinventa, se adapta, e passa a vencer as barreiras impostas. As mudanças impulsionadas pelo isolamento social aproximaram e promoveram o crescimento do grupo, tanto em qualidade, quanto em quantidade (pessoas de outras cidades, dentro e fora do Rio Grande do Sul), trazendo reflexos inesperados. Este artigo disserta sobre a capacidade resiliente do Grupo de Estudos em continuar existindo nessa situação, avaliando as potencialidades, limitações e perdas decorrentes desse período de distanciamento social.

Biografia do Autor

Aline Montagna Silveira, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - UFPel

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2001) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Pelotas.

 

Ana Lúcia Costa de Oliveira, Universidade Federal de Pelotas

Graduação em Escola de Belas Artes pela Universidade Federal de Pelotas (1972), graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1977), mestrado em Arquitetura pela Universidade de São Paulo (1986), doutorado PROPUR/UFRGS (2012). Professor Titular da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projeto do Espaço Urbano, atuando, principalmente, nos seguintes temas: patrimônio ambiental urbano, tipologia arquitetônica, estudos morfotipológicos, indicadores urbanísticos para políticas de gestão, graus de descaracterização e níveis de preservação.

 

Franciele Fraga Pereira, Universidade Federal de Pelotas

Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal de Pelotas (2019), Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - PROGRAU/UFPel. Licenciada com habilitação em Arquitetura e Urbanismo através do Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados - IFSul Campus Pelotas (2023). Especialista em Conservação e Restauração do Patrimônio Cultural Edificado, pela Fundação Joaquim Nabuco (2024). Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pelo PROGRAU- UFPel (2024-atual).

Renan Rosso Bicca, Universidade Federal de Pelotas

Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PROGRAU) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em 2021, na linha de pesquisa Teoria, História, Patrimônio e Crítica. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Pitágoras Unopar em 2021. Arquiteto e Urbanista formado pelo Centro Universitário da Região da Campanha (URCAMP) em 2018. Possuo experiência em Planos Diretores de Desenvolvimento Urbano e Regional, patrimônio histórico e arquitetônico. Atua como Arquiteto em projetos residências, comerciais e interiores. Professor dos cursos técnicos em Design Gráfico, Design de Interiores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL) Campus Pelotas/RS.

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Publicado
2021-01-10
Seção
Artigos