A casa e o habitar: experiências emocionais do isolamento social

  • Marcia Alves Soares da Silva UFMT
  • Bruna Maria Siquinelli Marcílio UFMT

Resumo

A relação que tecemos com os espaços é permeada por experiência emocionais. No atual contexto de isolamento social, tal experiência ganha destaque, especialmente na dinâmica da casa e da rua, do espaço íntimo e do espaço público, sendo preciso transformar e adaptar-se à uma complexa experiência do habitar, dada às mudanças do espaço-tempo, das necessidades e das relações. Com essa preocupação, apresentamos uma análise sobre a casa e o habitar, dialogando Arquitetura e Filosofia e apresentando alguns dos resultados obtidos com uma pesquisa online realizada em abril de 2020 sobre as percepções das pessoas sobre suas casas e a experiência do habitar numa perspectiva emocional.

Biografia do Autor

Marcia Alves Soares da Silva, UFMT

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2019). Bolsista CAPES no Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, no Departamento de Filosofia da Universidade de Évora, Portugal (2017). Mestra em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2014) e graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2011).

Bruna Maria Siquinelli Marcílio, UFMT

Graduada em arquitetura na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em 2023. Foi Bolsista CNPQ atuando no Instituto de Ciencias Humanas e Sociais (ICHS) e no Laboratório de Tecnologia e Conforto Ambiental (LATECA) da UFMT . Tem Interesse nas áreas de conforto ambiental, planejamento urbano, microclima urbano, modelagem computacional, sustentabilidade, e uso da vegetação na arquitetura.

Referências

BACHELARD, Gastón. A poética do espaço. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

LOZOYA, Johanna. Giro afectivo: una aproximación al dilema espacial de las emociones. Bitácora arquitectura, número 39 , 2018, p. 34-39.

FUENTE, Javier Antonio Alvariño de la. O edifício doente: relação entre construção, saúde e bem-estar. 105f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) Programa de Pós-Graduação de Arquitetura da Universidade do Minho, Minho, Portugal, 2013.

PALLASMAA, Juhani. Os olhos da pele. Porto Alegre: Bookman, 2011.

______. Habitar. São Paulo: GGilli, 2017.

PAPALE, Paolo et al. When Neuroscience ‘Touches’ Architecture: From Hapticity to a Supramodal Functioning of the Human Brain. Front. Psychol 7:866, 2016. doi: 10.3389/fpsyg.2016.00866. Acesso em 6 jun 2020.

SOLÍS, Andrea Mariel Elizondo; HERRERA, Nora Livia Rivera. El espacio físico y la mente: Reflexión sobre la neuroarquitectura. Cuadernos de Arquitectura. Año 07 N°07 Abril 2017, p. 41-47.

Publicado
2021-01-10
Seção
Artigos