Resiliência
Resumo
Esta décima edição, lançada nos últimos momentos do segundo semestre de 2020, é muito especial para a Projectare. Após nove edições no formato impresso e um longo período de inatividade, a revista foi retomada e reformulada, migrando para o formato online no Portal de Periódicos UFPel. Para além de alterações em seu formato, a Projectare passou também por uma reestruturação em seu conteúdo, alinhando-se aos temas trabalhados pelas linhas de pesquisa presentes no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PROGRAU) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb). Com isso, novos assuntos foram trazidos para esta edição e novos revisores e revisoras passaram a colaborar com a comissão editorial, auxiliando-nos a qualificar ainda mais a publicação. Sendo uma revista ligada a uma Universidade Federal, a Projectare é fruto do esforço de uma comunidade formada por professores, técnicos e estudantes, que esteve sob forte pressão ao longo de 2020. A escolha do tema “Resiliência” deu-se a partir do reconhecimento da complexidade e dos conflitos decorrentes do momento que vivemos. Esse ano foi extremamente desafiador e exigiu-nos exercitar diariamente nossa capacidade de adaptação, resistência e recuperação. Iniciando-se na prática do ensino remoto emergencial, professores e professoras depararam-se com a necessidade de desenvolver uma didática capaz de atender aos objetivos nos diferentes temas ligados às atividades de ensino e aprendizagem de Arquitetura e Urbanismo. Ainda assim, encontraram motivação para produzir conhecimento - aqui expresso nos artigos acadêmicos -, reflexões e impressões pessoais - sob a forma de textos livres -, ou através de imagens, representadas pelas ilustrações publicadas nesta edição. A experiência com a pandemia causada pelo novo coronavírus tem nos desafiado pessoal e profissionalmente de formas variadas e intensas, e a edição 10 da Projectare mostrou-nos que pudemos encontrar a resiliência necessária para mantermos nossos planos de retomada, mesmo durante a pandemia. É importante ressaltar que esta edição da Projectare se insere no conjunto de ações promovidas pela Rede de Laboratórios da UFPel (REDELAB), que é um programa de ações integradas de combate e prevenção à Covid19 (https://wp.ufpel.edu.br/redelab/?page_id=124). Produzir e compartilhar conhecimento, reflexões e arte, apesar de sempre desafiador, são das maneiras mais interessantes de encontrarmos nosso equilíbrio no caos. E a retomada da Projectare, com os diversos artigos, textos e imagens recebidos, expressou esta possibilidade com muita clareza. Como editores, estamos satisfeitos e gratos pela rede formada neste recomeço: novos autores e autoras que passaram a conhecer a revista, novas colaborações nas revisões, e a sensação de que a Projectare retornou com entusiasmo para seguir adiante. Saúde a todos e todas!Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).