VISÕES DO DESENVOLVIMENTO: IMAGENS (RE)VELADAS NAS CONFLITIVIDADES DA/NA FRONTEIRA
Resumo
O presente ensaio fotográfico é fruto do trabalho de conclusão de curso do curso de História – América Latina da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) apresentado e defendido em junho de 2021. Por sua vez o trabalho foi o resultado da participação em um projeto de extensão muito importante na minha trajetória que é o projeto Escola Popular de Planejamento da Cidade (EPPC) e o grupo de estudos e pesquisa Saberes em Movimento, na qual foram e ainda são de suma importância para conhecer o território na qual moro nos últimos 5 anos.O ensaio contém fotografias utilizadas na construção dos relatórios produzidos pela EPPC conjuntamente com as comunidades entre o ano de 2018 até 2019, no objetivo de subsidiar e somar esforços conjuntamente a defensoria pública e outras instâncias do poder público para assegurar e fazer valer o direito das comunidades diante de uma ordem de despejo e de reintegração de posse. Cabe destacar a diversidades das comunidades nesse grande território trinacional; ocupações urbanas, rurais, camponesas, negras e indígenas, a luta pela terra, moradia e trabalho mobiliza mulheres e homens, idosos e crianças. Sendo assim esse ensaio tem a pequena pretensão de mostrar alguns sujeitos e lugares que resistem na contramão do dito progresso por Foz do Iguaçu e região.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).