Preconceito e o isolamento social: Como a pandemia do Coronavírus afeta a percepção social da comunidade LGBTQIA+.

  • Fernando Henrique Nascimento Kikuchi Universidade Federal de Pelotas https://orcid.org/0000-0002-5200-130X
  • Luiz Gilberto Silva Junior Universidade Federal de Pelotas
  • Lígia Maria Ávila Chiarelli Universidade Federal de Pelotas

Resumo

Nesse estudo o problema de pesquisa centra-se nas diversas formas de preconceitos e restrições que o universo LGBTQIA+ vivencia e que foram agravados pela pandemia do Coronavírus. Dessa forma, o objetivo dessa investigação é avaliar como a pandemia do COVID-19 afeta a percepção do convívio social da população LGBTQIA+. Com a aplicação do método grupo focal, foi possível verificar que o espaço urbano é um ambiente heteronormativo e violento, fazendo com que pessoas LGBTQIA+ tendem a serem mais reclusas. O que se observa com esse estudo é que o isolamento social causado pela pandemia do Coronavírus, só aumentou uma tendência natural da pessoa LGBTQIA+ ao enclausuramento.  Por fim, conclui-se que o convívio social de pessoas LGBTQIA+ está mais difícil no momento que predominam as políticas e discursos de direita no Brasil. O que se observa durante a pandemia do Coronavírus no Brasil é uma regente necropolítica, que quando se volta para os LGBTQIA+ fica percebível a intensão de dizimar essa comunidade.

Biografia do Autor

Fernando Henrique Nascimento Kikuchi, Universidade Federal de Pelotas
Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Federal da Fronteira Sul-UFFS (2019). Técnico em Eletrotécnica pelo Instituto Federal de Goiás (2012), atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas, na linha de percepção e avaliação do ambiente pelo usuário. Atua diretamente com temas ligados a Representatividade LGBT+, afim de entender como as repressões urbanas afetam diretamente na construção do senso do lugar. É sócio fundador do escritório DEETHOS Arquitetura e Design, que atua com enfoque em arquitetura residencial e comercial, mas também ligado ao design vernacular e cultural.
Luiz Gilberto Silva Junior, Universidade Federal de Pelotas
Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (2020). Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Fronteira Sul (2017). Como pesquisador, está inserido na linha de pesquisa da percepção e avaliação do ambiente pelo usuário, e atua com temas que visam promover ambientes urbanos mais inclusivos, com base no respeito à diversidade e na equiparação de oportunidades. Também desenvolve pesquisa sobre a Coerência na Representatividade LGBT+, afim de entender como as representações da mídia podem contribuir na quebra de paradigmas sociais, e de padrões de comportamento. Além disso, está envolvido em discussões sobre o Direito à Cidade para pessoas LGBT+, visando a ocupação do espaço público pelas diversas formas de afetividade. É associado no escritório DEETHOS Arquitetura e Design, e possui experiência profissional em Arquitetura e Urbanismo, com atuação em escritórios com enfoque em arquitetura residencial e comercial, e também docência acadêmica em Planejamento Urbano pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel. Atualmente é professor do Curso Técnico em Design de Interiores no Senac/SC.
Lígia Maria Ávila Chiarelli, Universidade Federal de Pelotas
Possui graduação em Faculdade de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978), Mestrado em Desenvolvimento Social pela Universidade Católica de Pelotas (2000), Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e Doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente é professora associada, aposentada, tendo atuado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas. Em 2016 foi Coordenadora do Fórum Social da UFPel, órgão vinculado a Pro Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Relações Ambiente comportamento, Habitação de Interesse Social, Arquitetura Pelotense, Ensino de Teoria e História da Arquitetura, Políticas Públicas de Habitação, Programa de Arrendamento Residencial (PAR), Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), Arquitetura Sustentável , Gênero e Feminismo. Em 2014 fez parte da equipe de professores que lançou Livro sobre Politicas Públicas em Pelotas e Rio Grande, na Feira do Livro em Porto Alegre e no IV Encontro Internacional de Ciências Sociais em Pelotas.Faz parte do Grupo de Pesquisa Place Age, uma parceria entre Universidades brasileiras e do Reino Unido

Referências

BENTO, B. “Pinkwashing à brasileira”: do racismo cordial à LGBTTTfobia cordial. Revista Cult, São Paulo, 16 de dezembro de 2015. Disponível em: < https://revistacult.uol.com.br/home/pinkwashing-brasileira-do-racismo-cordiallgbtttfobia-cordial/>. Acesso em: 02 ago. 2020.

BORILLO, Daniel. Homofobia: História e crítica de um preconceito. Trad. Guilherme João de Freitas Tei-xeira. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

BORRILLO, Daniel. Homofobia: história e crítica de um preconceito. Belo horizonte: Autêntica, 2010.

BRAZIL; BRAZIL. CONGRESSO NACIONAL. CÂMARA DOS DEPUTADOS. Constituição 1988. Centro de Documentação e Informação, Coordenação de Publicações, 2003.

CARDOSO, Maria Heloisa Melo; FELDENS, Dinamara Garcia; LUCINI, Marizete. Juventude LGBTQIA+ e a educação. Revista Educação Em Questão, v. 58, n. 55, 2020.

CARRARA, Sérgio. Políticas e direitos sexuais no Brasil contemporâneo. Bagoas-Estudos gays: gêneros e sexualidades, v. 4, n. 05, 2010.

DE OLIVEIRA DUARTE, Marco José. VIDAS PRECÁRIAS E LGBTQIFOBIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA: A NECROPOLÍTICA DAS SEXUALIDADES DISSIDENTES.

FERREIRA, R. C.; SIQUEIRA, M. V. S. O gay no ambiente de trabalho: análise dos efeitos de ser gay nas organizações contemporâneas. 2007. Dissertação (Mestrado em Administração). Universidade de Brasília, Distrito Federal, 126p.

FONTES, Malu. Ilustrações do silêncio e da negação: a ausência de imagens da diversidade sexual em livros didáticos. Revista psicologia política, v. 8, n. 16, p. 363-378, 2008.

FREITAS (H.), OLIVEIRA (M.), JENKINS (M.), and POPJOY (O.). The Focus Group, a qualitative research method. ISRC, Merrick School of Business, University of Baltimore (MD, EUA) WP ISRC No01298, February 1998. 22p.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, v. 5, n. 61, p. 16-17, 2007.

GRUPO GAY DA BAHIA. Direitos Humanos 2019. Bahia, Salvador 2019. Disponível em <http://www.ggb.org.br/direitos.html. > Acesso em: 03/01/2020

KANASHIRO, Milena. A cidade e os sentidos: sentir a cidade. Desenvolvimento e meio ambiente, v. 7, 2003.

MOTA, Cássio Henrique Naves; DE LAURENTIZ, Luiz Carlos. Micropolíticas LGBT no espaço urbano de Uberlândia–MG. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, v. 19, n. 1, p. 11-11, 2019.

NAOUMOVA, Natalia. Qualidade estética e policromia de centros históricos. 2009.

NAVES MOTA, Cássio Henrique; DE LAURENTIZ, Luiz Carlos. Micropolíticas LGBT no espaço urbano de Uberlândia–MG. 2019.

OLIVEIRAB, Fabio AG; DE CARVALHOC, Henrique Rabello; DE JESUSD, Jaqueline Gomes. LGBTI+ em tempos de Pandemia da COVID-19a.

OMS, OPAS. OMS afirma que COVID-19 é agora caracterizada como pandemia. 2020.

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. ILO monitor: COVID-19 and the world of work. 3. ed. [Genebra]: ILO, 2020a. Disponível em: https://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/@dgreports/@dcomm/documents/briefingnote/wcms_743146.pdf. Acesso em: 02 ago. 2020.

ORNELL, FELIPE et al. Pandemia de medo e COVID-19: impacto na saúde mental e possíveis estratégicas. Revista debates in psychiatry, 2020.

OUTRIGHT ACTION INTERNATIONAL (OIA). Vulnerability Amplified: the impact of the COVID-19 pandemic on LGBTIQ people. New York: OutRight Action International, 2020. Disponível em: https://outrightinternational.org/content/vulnerability-amplified-impact-COVID-19-pandemic-lgbtiq-people. Acesso em: 07 ago. 2020.

PALLASMAA, Juhani. Os olhos da pele: arquitetura e os sentidos. John Wiley & Sons, 1996.

PANIZA, Maurício Donavan Rodrigues. Entre a emergência, a submersão e o silêncio: LGBT como categoria de pesquisa em Administração. Cadernos EBAPE. BR, v. 18, n. 1, p. 13-27, 2020.

RHEINGANTZ, Paulo Afonso et al. Observando a qualidade do lugar: procedimentos para a avaliação pós-ocupação. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Pós-Graduação em Arquitetura, 2009.

SIMÕES, Júlio Assis et al. Jeitos de corpo: cor/raça, gênero, sexualidade e sociabilidade juvenil no centro de São Paulo. Cadernos Pagu, Campinas, v. 35, n. 1, p.37-78, dez. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cpa/n35/n35a3>. Acesso em: 10 jan. 2020.

SIMÕES, Júlio Assis; FRANÇA, Isadora Lins; MACEDO, Marcio. Jeitos de corpo: cor/raça, gênero, sexualidade e sociabilidade juvenil no centro de São Paulo. cadernos pagu, n. 35, p. 37-78, 2010.

SOBARZO, Oscar. A produção do espaço público: da dominação à apropriação. GEOUSP: Espaço e Tempo (Online), n. 19, p. 93-111, 2006.

VENCESLAU, Igor. Outras Cartografias:: medo, mortes e resistência lgbti+. Medo, mortes e resistência LGBTI+. 2020. Disponível em: https://outraspalavras.net/desigualdades-mundo/outras-cartografias-medo-assassinatos-e-resistencia-lgbti/. Acesso em: 18 ago. 2020.

YIN, R.K., Estudo de caso: planejamento e métodos. 4ª Ed. Porto Alegre: Bookman, p. 248, 2010.

Publicado
2021-12-08
Seção
Artigos