A INFLUÊNCIA DOS INVESTIMENTOS PÚBLICOS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO URBANO DA ILHA DE SANTA CATARINA

Resumo

O artigo aborda as questões de desenvolvimento urbano e de valorização fundiária do uso do solo urbano de Florianópolis, capital do Estado de Santa Catarina – Brasil, influenciado por um intenso processo de investimentos públicos realizados pelo Estado em suas três esferas de poder, no recorte temporal de 2000 a 2017. A localização do investimento se mostrou uma variável econômica, que promove a valorização do lugar, da mesma forma que a produção do espaço urbano desenvolvido a partir da estrutura morfológica da cidade está influenciada pela interdependência do plano, do tecido urbano e do uso do solo, como resultado da interação da tomada de decisão dos agentes sociais e econômicos que a moldam/transformam, por um longo período de tempo.

Biografia do Autor

Anicoli Romanini
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Passo Fundo, mestrado em Engenharia: Infraestrutura e Meio Ambiente pela Universidade de Passo Fundo e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor da graduação da Universidade Federal de Santa Maria - Campi Cachoeira do Sul e da Faculdade Meridional IMED - Campi Porto Alegre. Em 2016 atuou como professora substituta no Instituto Federal de Santa Catarina e realizou em 2018, um período de doutorado sanduíche na Universidade do Porto (Portugal), na qual participou conjuntamente em dois projetos de pesquisas: "Emerging Perspectives on Urban Morphology"(EPUM) e "El ferrocarril y la ciudad en la encrucijada" (BBVA). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento urbano e da paisagem urbana, desenho urbano, morfologia urbana, desenvolvimento social, habitação de interesse social e projeto de arquitetura e urbanismo. Integrante do Grupo de Pesquisa "Urbanidades: Forma Urbana e Processos Socioespaciais".
Adriana Marques Rossetto
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (1983), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), doutorado em Engenharia de Produção, na área de concentração em Gestão Ambiental, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e pós-doutorado pela Université Grenoble-Alpes, no Instituto de Urbanismo de Grenoble-IUG (2016-2017). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento de Arquitetura e Urbanismo, atuando como professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, e como colaboradora no Mestrado em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial e no Mestrado Profissional em Desastres Naturais. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Métodos e Técnicas do Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão ambiental e sustentabilidade, políticas públicas e desenvolvimento urbano e regional. Atua como consultora nos Comitês da Área de Ciências Ambientais e no Interdisciplinar da CAPES. Participa de diversos conselhos editorais de periódicos e como consultora ad hoc de órgãos de fomento, comitês científico de eventos e periódicos das áreas em que desenvolve estudos. Vice Líder do Grupo de Pesquisa "Urbanidades: Forma Urbana e Processos Socioespaciais" e membro do grupo de pesquisa Situs - Território, Arquitetura e Cidadania. Pesquisadora participante da REDETEG (Rede Iberoamericana de Estudos sobre Desenvolvimento Territorial e Governança).

Referências

CARLOS, A. F. A. Da “organização” a “produção” do espaço no movimento do pensamento geográfico, 2016. In: CARLOS, A. F. A.; SOUZA, M. L.; SPOSITO, M. E. B. A produção do Espaço Urbano. São Paulo, Contexto.

______. O espaço urbano: novos escritos sobre a cidade, 2007. São Paulo, FFLCH.

______. A (re)produção do espaço urbano, 1994. São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo.

HARVEY, D. Cidades rebeldes: do direito à cidade à revolução urbana, 2014. Tradução de Jeferson Camargo. São Paulo, Martins Fontes.

LABURB UFSC. Oficina Quapá-SEL, 2016. Programa de Pós-Graduação em arquitetura e Urbanismo, UFSC.

LIMA, J. M. F. Bairro Concórdia em Belo Horizonte: uma discussão sobre o papel do Estado na dinâmica imobiliária, 2011. In: MENDONÇA, J. G. e COSTA, H. S. M. Estado e Capital imobiliário: convergências atuais na produção do espaço urbano brasileiro. Belo Horizonte, Com Arte.

MARICATO, E. As cidades, o mosquito e as reformas. Região e Redes, 2016. Disponível em: <http://www.resbr.net.br/as-cidades-o-mosquito-a-reforma-politica-e-urbana/#.Wp8EApPwab9>. Acesso em: 06 mar. 2018.

REIS, A. F. Ilha de Santa Catarina: permanências e transformações, 2012. Florianópolis, Ed. da UFSC.

SILVA, Jonathas Magalhães Pereira da. Aspectos da segregação urbana que caracteriza o desenho da cidade, 2016. In: IV ENANPARQ - Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Porto Alegre. Anais IV ENANPARQ. Porto Alegre.

SUGAI, M. I. Segregação Silenciosa: Investimentos Públicos e dinâmica socioespacial na área conurbada de Florianópolis (1970-2000), 2015. Florianópolis, Editora UFSC.

VILLAÇA, F. Espaço Intra-Urbano no Brasil, 2001. São Paulo, Studio Nobel – Fapesp – Lincoln Institute.

Publicado
2021-12-08
Seção
Artigos