A INFLUÊNCIA DOS INVESTIMENTOS PÚBLICOS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO URBANO DA ILHA DE SANTA CATARINA
Resumo
O artigo aborda as questões de desenvolvimento urbano e de valorização fundiária do uso do solo urbano de Florianópolis, capital do Estado de Santa Catarina – Brasil, influenciado por um intenso processo de investimentos públicos realizados pelo Estado em suas três esferas de poder, no recorte temporal de 2000 a 2017. A localização do investimento se mostrou uma variável econômica, que promove a valorização do lugar, da mesma forma que a produção do espaço urbano desenvolvido a partir da estrutura morfológica da cidade está influenciada pela interdependência do plano, do tecido urbano e do uso do solo, como resultado da interação da tomada de decisão dos agentes sociais e econômicos que a moldam/transformam, por um longo período de tempo.Referências
CARLOS, A. F. A. Da “organização” a “produção” do espaço no movimento do pensamento geográfico, 2016. In: CARLOS, A. F. A.; SOUZA, M. L.; SPOSITO, M. E. B. A produção do Espaço Urbano. São Paulo, Contexto.
______. O espaço urbano: novos escritos sobre a cidade, 2007. São Paulo, FFLCH.
______. A (re)produção do espaço urbano, 1994. São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo.
HARVEY, D. Cidades rebeldes: do direito à cidade à revolução urbana, 2014. Tradução de Jeferson Camargo. São Paulo, Martins Fontes.
LABURB UFSC. Oficina Quapá-SEL, 2016. Programa de Pós-Graduação em arquitetura e Urbanismo, UFSC.
LIMA, J. M. F. Bairro Concórdia em Belo Horizonte: uma discussão sobre o papel do Estado na dinâmica imobiliária, 2011. In: MENDONÇA, J. G. e COSTA, H. S. M. Estado e Capital imobiliário: convergências atuais na produção do espaço urbano brasileiro. Belo Horizonte, Com Arte.
MARICATO, E. As cidades, o mosquito e as reformas. Região e Redes, 2016. Disponível em: <http://www.resbr.net.br/as-cidades-o-mosquito-a-reforma-politica-e-urbana/#.Wp8EApPwab9>. Acesso em: 06 mar. 2018.
REIS, A. F. Ilha de Santa Catarina: permanências e transformações, 2012. Florianópolis, Ed. da UFSC.
SILVA, Jonathas Magalhães Pereira da. Aspectos da segregação urbana que caracteriza o desenho da cidade, 2016. In: IV ENANPARQ - Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Porto Alegre. Anais IV ENANPARQ. Porto Alegre.
SUGAI, M. I. Segregação Silenciosa: Investimentos Públicos e dinâmica socioespacial na área conurbada de Florianópolis (1970-2000), 2015. Florianópolis, Editora UFSC.
VILLAÇA, F. Espaço Intra-Urbano no Brasil, 2001. São Paulo, Studio Nobel – Fapesp – Lincoln Institute.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).