ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS E CEMITÉRIOS
histórias entrelaçadas no Recôncavo da Bahia
Resumo
O presente artigo tem por objetivo analisar as estações ferroviárias e os cemitérios das cidades de Cachoeira e São Félix, buscando compreender as necrópoles, enquanto vestígios remanescentes relacionados com a história ferroviária da região do Recôncavo da Bahia. As ferrovias marcam uma época de crescimento econômico e do auge do trem como principal meio de transporte, conectando a região portuária às áreas produtoras do interior. A implantação da ferrovia mobilizou o deslocamento de pessoas, nacionais e estrangeiras, levando ao crescimento das cidades e vilas ao longo dos caminhos de ferro e das estações, além de introduzir novas mudanças na mentalidade e no modo de viver das comunidades locais. A pesquisa compreende a leitura desses espaços pela perspectiva teórico-metodológica da Arqueologia Industrial e dos Estudos Cemiteriais. A metodologia incluiu pesquisa bibliográfica, análises de fontes imagéticas e mapas, visitas a campo e análise e descrição da estrutura arquitetônica das estações ferroviárias. A partir dos resultados, é possível concluir que os cemitérios fizeram parte da modernização das cidades que passaram pelo processo de industrialização; nota-se também que as estações da Estrada de Ferro Central da Bahia e os cemitérios compartilham entre si a presença marcante de uma materialidade de matriz industrial que traz para as cidades de economia rural marcas e dispositivos da modernidade.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).