ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS E CEMITÉRIOS

histórias entrelaçadas no Recôncavo da Bahia

  • João Vitor dos Santos e Santos Universidade Federal do Reconcavo da Bahia
  • Fabiana Comerlato Universidade Federal do Reconcavo da Bahia

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar as estações ferroviárias e os cemitérios das cidades de Cachoeira e São Félix, buscando compreender as necrópoles, enquanto vestígios remanescentes relacionados com a história ferroviária da região do Recôncavo da Bahia. As ferrovias marcam uma época de crescimento econômico e do auge do trem como principal meio de transporte, conectando a região portuária às áreas produtoras do interior. A implantação da ferrovia mobilizou o deslocamento de pessoas, nacionais e estrangeiras, levando ao crescimento das cidades e vilas ao longo dos caminhos de ferro e das estações, além de introduzir novas mudanças na mentalidade e no modo de viver das comunidades locais. A pesquisa compreende a leitura desses espaços pela perspectiva teórico-metodológica da Arqueologia Industrial e dos Estudos Cemiteriais. A metodologia incluiu pesquisa bibliográfica, análises de fontes imagéticas e mapas, visitas a campo e análise e descrição da estrutura arquitetônica das estações ferroviárias. A partir dos resultados, é possível concluir que os cemitérios fizeram parte da modernização das cidades que passaram pelo processo de industrialização; nota-se também que as estações da Estrada de Ferro Central da Bahia e os cemitérios compartilham entre si a presença marcante de uma materialidade de matriz industrial que traz para as cidades de economia rural marcas e dispositivos da modernidade.

Biografia do Autor

João Vitor dos Santos e Santos, Universidade Federal do Reconcavo da Bahia
Graduando no Bacharelado em Museologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Membro do Grupo de Pesquisa Recôncavo Arqueológico CAHL/UFRB.
Fabiana Comerlato, Universidade Federal do Reconcavo da Bahia
Historiadora. Doutorado em História (concentração em Arqueologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Publicado
2024-08-29
Seção
Artigos