LIVRO ESPAÇOS PÚBLICOS DE PELOTAS

desenhos e histórias Uma experiência de educação para o patrimônio e democratização do conhecimento científico

Resumo

Este artigo apresenta e discute o processo de elaboração do livro Espaços Públicos de Pelotas: Desenhos e Histórias, abordando desde sua concepção e desenvolvimento até as reflexões sob a ótica do patrimônio cultural. A obra representa uma experiência que mescla educação para o patrimônio e democratização do conhecimento científico. O projeto envolveu alunos de graduação na produção de textos e desenhos sobre espaços públicos em Pelotas, Rio Grande do Sul, destacando sua importância histórica e cultural. O método incluiu a orientação dos alunos na elaboração do material, análise dos resultados e revisão e complementação do conteúdo. Por meio de ilustrações e narrativas simples, o livro busca envolver a comunidade local no reconhecimento e valorização dos espaços públicos abertos, ao mesmo tempo em que torna o conhecimento científico acessível a um público mais amplo. Assim, amplia-se a conscientização sobre o patrimônio e fortalece-se a conexão das pessoas com sua cidade, promovendo a aproximação entre a academia e a comunidade

Biografia do Autor

Fernanda Tomiello, Universidade Católica de Pelotas - UCPEL

Arquiteta e Urbanista pela UFPEL. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas e professora no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pelotas.

Daniele Behling Luckow , Universidade Católica de Pelotas - UCPEL

Arquiteta e Urbanista. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (2010). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em estudos e documentação da Arquitetura e Urbanismo.

Vanessa Patzlaff Bosenbecker, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Arquiteta e Urbanista. Doutoranda e mestra em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas.

Gisele Dutra Quevedo, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Graduada em Licenciatura em História. Doutoranda em Memória Social e Patrimônio Cultural pelo Programa de Pós-graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas.

Carolina Magalhães Falcão, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Arquiteta e Urbanista, Mestrado pelo PROGRAU da UFPEL.

Referências

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Publicado
2024-08-29
Seção
Artigos