ADAPTAÇÃO DE METODOLOGIA PARA ANÁLISE DE PLANOS URBANOS SOB A ÓTICA DO CONCEITO CIDADE DE 15 MINUTOS
Resumo
O conceito Cidade de 15 Minutos sustenta a ideia de colocar ao alcance das pessoas o acesso às atividades cotidianas a uma distância máxima de suas residências de até 15 minutos de caminhada, ciclismo ou outro modo ativo de deslocamento. Princípios como este, que colocam os pedestres no centro do planejamento, já são considerados há algum tempo em determinadas cidades ao redor do mundo. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo traduzir e adaptar uma nova ferramenta para análise de planos urbanos, como Plano Diretor e Plano de Mobilidade Urbana, a partir do conceito Cidade de 15 Minutos. A tradução e adaptação da ferramenta escolhida foi feita com base na metodologia de Georgia Pozoukidou e Zoi Chatziyiannaki e em autores que embasam o campo de estudo de caminhabilidade, assim como no Plano de Portland, cidade que apresenta um histórico de planejamento visto como referência para a mobilidade ativa. Como resultado, propusemos um quadro que lista cada atributo a ser avaliado, com explicações e exemplos. A ferramenta possui estruturação e escala que facilitam a avaliação qualitativa a partir de uma categorização objetiva, mostrando-se um método facilmente adaptável.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).