A ARQUITETURA E O URBANISMO FRENTE ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

  • Celina Britto Correa UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL
  • Eduardo Grala da Cunha UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL

Resumo

Desde sempre, a Arquitetura, na sua função primária, protegeu o homem das intempéries e dos rigores do clima. A ruptura estrutural do projeto de Arquitetura com o contexto climático, no século XX, trouxe consequências graves, não só no âmbito do desempenho energético das edificações, mas também no aquecimento global. Essa situação exige uma resposta rápida e radical na forma de pensar o ambiente construído. Mais do que nunca, os arquitetos devem conceber as estruturas urbanas e as edificações, seus materiais e sistemas construtivos de forma a respeitar o lugar, os recursos existentes e as energias renováveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celina Britto Correa , UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL
Possui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal de Pelotas (1980) e doutorado em Arquitetura pela Universidade Politécnica de Madrid (2001). É especialista em Tecnologias Avançadas da Construção Arquitetônica pela mesma universidade espanhola, onde também foi professora visitante. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Pelotas, ministrando disciplinas e orientando alunos nos cursos de graduação e pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, onde também desenvolve pesquisas, algumas com financiamento internacional.
Eduardo Grala da Cunha, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL
Professor Associado da Universidade Federal de Pelotas, Diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, UFPel. Graduado em Arquitetura e Urbanismo (1994), Especialização (1995), Mestre (1999), Doutor (2005) em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. Pós-Doutorado (2008) pela Universidade de Kassel, Alemanha. Consultor ad hoc do CNPq, da CAPES, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Membro de comite de assessoramento do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. Bolsista Produtividade CNPq Nível 2.
Publicado
2025-04-14