As Cidades e o Desejo
complexidade e dinâmica nos estudos urbanos
Resumo
"No centro de Fedora, metrópole de pedra cinzenta, há um palácio demetal com uma esfera de vidro em cada cômodo. Dentro de cada esfera,vê-se uma cidade azul que é o modelo para outra Fedora. São as formasque a cidade terá podido tomar se, por uma razão ou por outra, não tivessese tornado o que é atualmente. Em todas as épocas, alguém vendo Fedoratal como era, havia imaginado um modo de transformá-la na cidade ideal,mas, enquanto construía o seu modelo em miniatura, Fedora já não eramais a mesma de antes e o que até ontem havia sido um possível futurohoje não passava de um brinquedo numa esfera de vidro.Agora Fedora transformou o palácio das esferas em um museu: oshabitantes o visitam, escolhem a cidade que corresponde aos seusdesejos, contemplam-na imaginando-se refletidos no aquário de medusasque deveria conter as águas do canal (se não tivesse sido dessecado),percorrendo no alto baldaquino a avenida reservada dos elefantes (agorabanidos da cidade), deslizando pela espiral do minarete em forma decaracol (que perdeu a base sobre a qual se erguia).No atlas do seu império, ó Grande Khan, devem constar tanto a grandeFedora de pedras quanto as pequenas Fedoras das esferas de vidro. Nãoporque sejam igualmente reais, mas porque todas supostas. Uma reune oque é considerado necessário, mas ainda não o é; as outras, o que seimagina possível e em um minuto mais tarde deixa de sê-lo." (Calvino,1990:32-33). Calvino, ao falar de Fedora, descreve as cidades e os desejos dos que trabalham comelas, o desejo de transformá-las. No texto de Calvino modelos das possíveis formas dacidade são construídos, em todas as épocas, na busca da cidade ideal.O dia-a-dia dos estudos urbanos não é distante disso, cientistas e planejadores aindabuscam a cidade ideal. Para tanto, precisam entender a cidade real e, nesse sentido,estão em busca de entender a transformação, a dinâmica das cidades. Isso porqueenquanto são construídos os modelos e projetos, a cidade "não é a mesma de antes e oque até ontem havia sido um possível futuro hoje não passa de um brinquedo numa esferade vidro". Os cientistas e planejadores de hoje parecem não se importar de brincar. As esferas devidro que contém nossos modelos são hoje computadores, onde cada pesquisador criaum novo modelo correspondente aos seus desejos de entender a cidade.A cidade com toda a sua complexidade e dinâmica, no entanto, ainda é maior que a nossacompreensão, fazendo com que todos os esforços realmente pareçam apenasbrincadeiras. Por mais que avanços dentro do campo dos estudos sobre a cidade tenhamhavido, não foi ainda contruída uma teoria que permitisse o entendimento das surpresas emudanças que não são apenas um elemento presente no processo de mudança, mascaracterizam a dinâmica do sistema urbano.O presente artigo versa sobre as “brincadeiras” que vêm sendo desenvolvidas em umesforço de entender a cidade, aceitando o desafio de compreendê-la na sua complexidadee dinâmica.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).