O Projeto de uma Escola
Resumo
O projeto a seguir apresentado foi desenvolvido como trabalho final de graduação no 2ºsemestre de 1999 e teve como orientadores os professores Ana Lúcia de Oliveira e SylvioJantzen do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura eUrbanismo da UFPel.A escolha do tema escola teve como um dos determinantes a possibilidade de explorar arelação entre a edificação e a paisagem. Isso porque em geral, nas escolas, os espaços aoar livre desempenham papel relevante, de recreio, encontro e circulação. Este é umaspecto relacionado à escala do próprio equipamento. Em relação à cidade (escalaurbana) o papel da escola também é relevante, tanto pela importância simbólica dainstituição, como pelo uso e concentração de grande número de pessoas.O trabalho tratou mais especificamente da relocação da Escola Estadual MonsenhorQueiroz, que abriga as quatro últimas séries do ensino fundamental e todas as séries doensino médio. A mesma concentra alunos de diversas regiões da cidade e de algumasoutras cidades da região.Atualmente a escola funciona em um prédio alugado pelo Estado, que não apresentacondições para o desenvolvimento das atividades de ensino, aprendizagem esocialização.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).