O CAMPUS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO URBANA EM VIÇOSA (MG)

Resumo

Os campi universitários têm sido objeto de estudo nos campos urbano e arquitetônico, visando desvendar sua constituição e adaptações frente às modificações contemporâneas. Esta pesquisa investiga o processo de implantação e desenvolvimento do campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV), abordando suas transformações urbanísticas e a relação intrínseca entre a instituição e o município de médio porte em que se situa. A paisagem universitária da UFV contribuiu diretamente para o fortalecimento da identidade local e para o desenvolvimento do próprio campus. Para tanto, adotou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica e documental. Nessa localidade, a universidade transcende sua função educacional, atuando como um parque urbano e centro de lazer para a população, e se estabelece como um vetor de desenvolvimento regional, sustentabilidade e inclusão social. Viçosa, classificada como cidade de médio porte, destaca-se como a sexta cidade mais verticalizada do país, um desenvolvimento expressivamente vinculado à implantação da instituição de ensino superior. Apesar dos avanços e do protagonismo da UFV na promoção de práticas sustentáveis, persistem desafios como a gentrificação e a pressão imobiliária, demandando um planejamento integrado mais robusto entre a universidade e o poder público para garantir um desenvolvimento urbano equilibrado e ambientalmente responsável.

Palavras-chave: Cidades médias; Universidade; Urbanização; Sustentabilidade; Viçosa.

Biografia do Autor

Yasmmim Oliveira Gomez Bitencourt Heichard, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Arquiteta e Urbanista. Mestre em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense.

Andréa Lacerda de Pessôa Borde, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Arquiteta e Urbanista. Mestre em Artes Visuais e Doutora em Urbanismo. Professora na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-graduação em Urbanismo.

Publicado
2025-10-14
Seção
Artigos