GUARDANDO NOSSAS HISTÓRIAS

uma proposta de educação lúdica para preservar a memória arquitetônica, ferroviária, cultural e familiar da cidade de Bagé-RS

Resumo

O projeto objetiva desenvolver uma sequência didática com o propósito de gerar reflexões sobre a memória arquitetônica das ferrovias da cidade de Bagé-RS, no contexto da escola e da família.  Os materiais didáticos desenvolvidos estão sendo aplicados em uma escola municipal da cidade de Bagé-RS. Vale lembrar que essa ação faz um relato de experiência de extensionista, bem como, faz parte de um projeto liderado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo da UFPel (PROGRAU) em parceria com a professora regente da escola, pesquisadores da UNIPAMPA e profissionais de arquitetura e urbanismo da cidade de Bagé-RS. Este trabalho se propõe a investigar e realizar o reconhecimento das especificidades culturais, históricas, sociais e ambientais, bem como investigar os espaços urbanos e de seus potenciais para a promoção de relações intergeracionais e inclusivas para uma qualificação sustentável. Tal atuação considera as complexidades do lugar social e trará um incremento substancial do conhecimento na área de arquitetura e urbanismo e áreas afins. A sequência didática está alicerçada na metodologia walkthrough e conta com cinco encontros didáticos que estão sendo desenvolvidos com alunos que frequentam o quarto ano da escola. As principais ações de diálogo estão sendo realizadas por meio de visitas à escola, entrevistas, questionários e passeio pela região central da cidade. As atividades realizadas até o momento mostram que existe uma significativa interação nos aspectos relacionados com a preservação dos patrimônios arquitetônico, ferroviário e cultural.

Palavras-chave: Preservação, Arquitetura e Urbanismo, Educação, Histórias e Cultura.

Biografia do Autor

Adriane Luiz Alves, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Arquiteta e Urbanista. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas.

Cristiano Corrêa Ferreira, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Arquiteto e Urbanista. Professor Associado IV da Universidade Federal do Pampa e Doutor em Engenharia de Minas, Metalurgia e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Oristela Jardim Peres, EMEF Dr. Cândido Bastos

Pedagoga. Especialização em Educação Infantil e Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional.

Leticia Perez Köhn, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Bolsista PDA/2025 e Acadêmica de Engenharia de Energia da Universidade Federal do Pampa.

Natiele Neves Rodrigues , Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Bolsista PDA/2025 e Acadêmica de Engenharia de Energia da Universidade Federal do Pampa.

Publicado
2025-10-15
Seção
Relatos de Experiência Extensionista