GUARDANDO NOSSAS HISTÓRIAS
uma proposta de educação lúdica para preservar a memória arquitetônica, ferroviária, cultural e familiar da cidade de Bagé-RS
Resumo
O projeto objetiva desenvolver uma sequência didática com o propósito de gerar reflexões sobre a memória arquitetônica das ferrovias da cidade de Bagé-RS, no contexto da escola e da família. Os materiais didáticos desenvolvidos estão sendo aplicados em uma escola municipal da cidade de Bagé-RS. Vale lembrar que essa ação faz um relato de experiência de extensionista, bem como, faz parte de um projeto liderado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo da UFPel (PROGRAU) em parceria com a professora regente da escola, pesquisadores da UNIPAMPA e profissionais de arquitetura e urbanismo da cidade de Bagé-RS. Este trabalho se propõe a investigar e realizar o reconhecimento das especificidades culturais, históricas, sociais e ambientais, bem como investigar os espaços urbanos e de seus potenciais para a promoção de relações intergeracionais e inclusivas para uma qualificação sustentável. Tal atuação considera as complexidades do lugar social e trará um incremento substancial do conhecimento na área de arquitetura e urbanismo e áreas afins. A sequência didática está alicerçada na metodologia walkthrough e conta com cinco encontros didáticos que estão sendo desenvolvidos com alunos que frequentam o quarto ano da escola. As principais ações de diálogo estão sendo realizadas por meio de visitas à escola, entrevistas, questionários e passeio pela região central da cidade. As atividades realizadas até o momento mostram que existe uma significativa interação nos aspectos relacionados com a preservação dos patrimônios arquitetônico, ferroviário e cultural.
Palavras-chave: Preservação, Arquitetura e Urbanismo, Educação, Histórias e Cultura.
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