BIBLIOTHECA PELOTENSE/RS
contrapontos a partir das condições prescrita e real
Resumo
Pelotas é uma cidade que possui um patrimônio arquitetônico edificado oriundo de uma época glamorosa na região, que tem seus resquícios ainda presentes através de vários prédios históricos. Um deles é a Bibliotheca Pelotense, construída em 1875 como um espaço cultural e intelectual. Considerando sua história de mais de um século junto à comunidade pelotense, este trabalho objetiva analisar a interação das pessoas com o espaço físico, fazendo uma reflexão entre o paralelo da condição prescrita de seu uso original para a condição atual, visto ser uma edificação com a mesma função e local, desde a sua fundação. Assim, será estudada a evolução das atividades que aconteceram nesse prédio, fazendo uma análise entre o momento inicial, atividade prevista, e o uso atual, atividade real, utilizando a Metodologia Ergonômica do Ambiente Construído (MEAC), descrita em Villarouco (2008) e por Ferrer et al. (2022). Tal metodologia analisa o espaço construído de forma sistémica, tendo o usuário e suas percepções como elemento principal. Como resultado é esperado uma contribuição histórica e espacial para o patrimônio histórico de Pelotas, além de identificar a satisfação do usuário com o espaço, sob os eixos da ergonomia e da arquitetura, concluindo que a biblioteca cumpre a sua função formal e social.
Palavras-chave: Bibliotheca Pelotense, Patrimônio Histórico, Metodologia, Ergonomia.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a LICENÇA CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O EFEITO DO ACESSO LIVRE).
.png)