METODOLOGIA INTEGRADA E EXTENSÃO ENGAJADA

experiências de urbanismo e arquitetura da paisagem na comunidade do Fischer, Teresópolis-RJ

  • Winnie Bruna de Souza Pereira Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Leticia Thurmann Prudente Centro Educacional Serra dos Órgãos (UNIFESO)

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência de ensino e extensão universitária desenvolvida no curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), no primeiro semestre de 2024. A atividade envolveu os alunos das disciplinas de Urbanismo I e Arquitetura da Paisagem, com foco na comunidade do Fischer, Teresópolis-RJ, território marcado por vulnerabilidades socioambientais e exclusão histórica. O objetivo deste artigo é apresentar os caminhos metodológicos percorridos e os produtos resultantes do processo, destacando o papel transformador das metodologias participativas na formação de estudantes comprometidos com o direito à cidade e com a produção de espaços urbanos mais justos, sustentáveis e inclusivos. A metodologia métodos participativos, como mapeamentos colaborativos, cartografias sociais, oficinas com lideranças locais e visitas de campo mediadas pela Associação de Moradores do Fischer. Os estudantes desenvolveram diagnósticos multiescalares, e projetos urbanos e paisagísticos, a partir das demandas reais da comunidade, com devolutiva pública das propostas. A experiência integrou teoria e prática, valorizando os saberes locais e promovendo o pensamento crítico, o engajamento social e a construção coletiva do direito à cidade. O trabalho reforça a relevância da curricularização da extensão e do papel transformador das universidades frente aos desafios urbanos contemporâneos.

Palavras-chave: metodologias participativas; urbanismo social; extensão universitária; arquitetura da paisagem.

Biografia do Autor

Winnie Bruna de Souza Pereira, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutora em Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (Prourb) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Leticia Thurmann Prudente, Centro Educacional Serra dos Órgãos (UNIFESO)

Doutora em Planejamento Urbano e Regional pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo do Centro Educacional Serra dos Órgãos (UNIFESO).

Publicado
2025-10-15
Seção
Artigos