PATRIMÔNIO CULTURAL E ENSINO DE ARQUITETURA

o papel do docente na formação crítica e territorial

  • Helen Gularte Cabral Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Daniele Baltz da Fonseca Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Resumo

Este artigo desenvolve uma reflexão teórica sobre os desafios da formação em Arquitetura e Urbanismo no que se refere ao ensino do patrimônio cultural, com ênfase na desconexão entre a prática educativa e os territórios onde os futuros profissionais atuarão. Parte-se da concepção de patrimônio como construção histórica, social e política, compreendido não apenas como um conjunto de bens materiais, mas como campo de disputa simbólica e de legitimidades. Critica-se a centralidade de modelos eurocentrados e normativos na abordagem do tema nos cursos de Arquitetura, que muitas vezes negligenciam saberes locais, memórias coletivas e experiências territoriais. A ausência de uma formação voltada para o enraizamento territorial e para a escuta das comunidades evidencia a urgência de uma pedagogia crítica do patrimônio, que considere as singularidades de contextos urbanos não hegemônicos, como os das cidades médias. A partir de uma base teórica interdisciplinar e situada, argumenta-se que formar arquitetos sensíveis à preservação exige deslocar o eixo da formação para os territórios vividos, reconhecendo a pluralidade cultural como elemento estruturante do projeto pedagógico e da justiça territorial.

Palavras-chave: Patrimônio cultural; Ensino de Arquitetura; Formação profissional; Território; Cidades. médias

Biografia do Autor

Helen Gularte Cabral, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas – PPGMP/UFPel, Mestre em Arquitetura e Urbanismo (2012) e professora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS.

Daniele Baltz da Fonseca, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutora em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) (2016), Mestre em Arquitetura e Urbanismo com ênfase em Conservação e Restauro de Monumentos pela Universidade Federal da Bahia (2006), Arquiteta e Urbanista pela UFPel (2003). Professora adjunta da UFPel no Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis e coordenadora no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural – PPGMP.

Publicado
2025-10-15
Seção
Artigos