ESPAÇO PÚBLICO INCLUSIVO E INTERGERACIONAL
abordagem interdisciplinar na revitalização da área do “QUADRADO” em Pelotas-RS
Resumo
Este artigo relata uma experiência interdisciplinar desenvolvida nas disciplinas Projeto de Arquitetura I e Teoria e História I da Universidade Federal de Pelotas, com foco na revitalização do espaço urbano conhecido como "Quadrado", às margens do Canal São Gonçalo, em Pelotas-RS. A metodologia de estudo de campo envolveu visitas ao local e caminhografia urbana para a coleta de dados sensoriais, culturais e espaciais. A proposta integrou aspectos tangíveis e intangíveis do território, ampliando a compreensão do espaço urbano como lugar de pertencimento, memória e uso intergeracional. O Programa de Necessidades, elaborado de forma coletiva, incorporou cinco camadas de requisitos: pré-existências, aspectos imateriais, potencialidades do local, expectativas dos moradores e expectativas dos próprios estudantes. Como resultado, o processo gerou propostas projetuais mais conscientes, que contemplaram a preservação de elementos identitários (altar de Iemanjá, Instituto Hélio D’Angola e práticas de pesca), a requalificação de áreas de lazer e convívio com inclusão de acessibilidade, sanitários, feiras comunitárias e espaços de contemplação, além de medidas voltadas à segurança e à integração social. Assim, as propostas buscaram conservar o caráter do lugar, qualificar sem gentrificar e promover a inclusão e integração comunitária.
Palavras-chave: Projeto de Arquitetura; Caminhografia urbana; Espaço público; Revitalização.
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