PROJECTARE 25 ANOS

reflexões sobre as Cidades Médias e seus desafios urbanos

Resumo

As cidades médias assumem um papel estratégico na rede urbana brasileira e internacional, articulando fluxos regionais, dinamizando economias locais e oferecendo alternativas ao crescimento concentrado das metrópoles. Por sua posição singular, são territórios onde se expressam, de modo simultâneo, potencialidades e contradições: crescimento urbano fragmentado, desafios de mobilidade, tradições e bens culturais, demandas sociais e ambientais, bem como disputas em torno da identidade territorial.O dossiê temático da Projectare - Revista de Arquitetura e Urbanismo em seu número 16 reúne artigos que exploram essa complexidade sob diferentes perspectivas, compondo um quadro analítico abrangente. Os estudos contemplam dimensões de planejamento urbano e morfologia espacial, como nas análises comparativas das malhas viárias de Pelotas e Santa Maria; abordam a reconstrução histórica de espaços públicos destinados a pedestres; e investigam as transformações ambientais e ecológicas em cidades médias, a exemplo da Bacia Hidrográfica do Arroio Pelotas e das propostas de zoneamento para o Balneário Cassino e para a cidade de Bagé, no Rio Grande do Sul.

Biografia do Autor

Antonio Soukef Júnior, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Arquiteto e Urbanista, professor convidado do PROGRAU da Universidade Federal de Pelotas (2023-2025). Pesquisador de temas ligados à cultura e à preservação do patrimônio. Autor, entre outros, dos seguintes livros: Sorocabana: uma saga ferroviária; Avenida Paulista: a síntese da metrópole e A preservação dos edifícios da São Paulo Railway em Santos e Jundiaí.

Fernanda Jahn Verri, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da UFRGS (PROPUR-UFRGS). Doutora em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA). Professora Assistente em Política Habitacional e Planejamento Territorial, no curso Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social (GPDES), no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Franciele Fraga Pereira, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (UFPel), mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo mesmo programa (UFPEL/2021) e Arquiteta e Urbanista pela mesma instituição (UFPel/2019).

Publicado
2025-10-14
Seção
Editorial