ESTUDO DO PERFIL DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DO ESTADO DE SÃO PAULO SOBRE O CONHECIMENTO DO TEMA ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE
Palavras-chave:
Atividade física e saúde, Conteúdo programático, Professor de educação física, Ensino fundamental.
Resumo
O presente estudo teve como objetivo identificar e analisar o conhecimento dos professores do ensino fundamental da área de Educação Física do Estado de São Paulo sobre o tema Atividade Física e Saúde bem como, a sua relação com as doenças crônico-degenerativas e implicações com a inatividade física. O perfil desses professores foi obtido com o auxílio de um protocolo desenvolvido especificamente para este estudo e composto de 16 perguntas abertas e fechadas, o qual foi enviado e recebido através dos serviços dos correios. O número de protocolos preenchidos e devolvidos totalizou 90. os quais foram tabulados e analisados sendo alguns resultados apresentados aqui: as médias de idade e experiência profissional apontam 34,7 e 10.8 anos respectivamente; 58.9% são graduados e 34.5% cursaram especialização, dentre estes 68,9% ministram aulas de educação física; em relação a atividade esportiva mais apropriada para manter um bom nível de saúde, obteve-se a preferência de 28,1% pela caminhada; 39,4% responderam que o significado de atividade física é todo movimento do corpo; 64,5% dos alunos questionaram sobre o tema; 38.2% afirmam que é de suma importância o discutir, pois promove saúde; no que diz respeito a esse conteúdo fazer parte do programa, 51,1% dos professores se mostraram favoráveis; 94,4% dos professores consideram a prática da atividade física continuada como fundamental contribuinte na mudança do estilo de vida: 32,2% indicam o curso o melhor meio para discussões e receberem maiores informações sobre este tema. Baseado nestas informações, chegou-se a seguinte conclusão: os professores, foram conscientes a respeito do tema abordado e acreditam que o mesmo deva fazer parte do conteúdo programático da disciplina de Educação Física.Downloads
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Publicado
2012-10-15
Edição
Seção
Artigos Originais
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