PARÂMETROS BIOQUÍMICOS EM OBESOS COM DIFERENTES PADRÕES DE TOLERÂNCIA À GLICOSE SUBMETIDOS A UM PROGRAMA DE EXERCÍCIOS E DIETA
Palavras-chave:
Programa de exercício físico, Dieta alimentar, Tolerância à glicose, Obesidade, Parâmetros bioquímicos.
Resumo
Este trabalho investigou as alterações nos parâmetros bioquímicos proporcionadas por um programa de exercícios físicos e dieta alimentar (PEFDA) em sujeitos obesos com diferentes padrões de tolerância à glicose. A amostra foi composta por 24 militares, divididos em três grupos experimentais, formados por doze obesos normais (GEON), sete obesos intolerantes à glicose (GEOI) e cinco obesos com diabetes mellitus não insulino-dependente - DMNID (GEOD). A formação dos grupos experimentais foi feita após o resultado do teste oral de tolerância à glicose. 0 período experimental foi de 16 semanas com 5 sessões semanais de 60 minutos cada uma, onde foi desenvolvido um programa de exercícios físicos e dieta alimentar. Verificou as taxas de glicemia de jejum (GJ), teste oral de tolerância à glicose (TOTG), colesterol total (CT) e frações LDL-C, HDL-C e VLDL-C, hemoglobina glicosilada (Hb) e triglicerídeos (TRI). Utilizou-se a estatística descritiva, o teste "t" de Student, para determinar os efeitos do PEFDA em cada grupo, a análise de variância de uma via, para verificar as diferenças entre os grupos experimentais estudados, seguido pelo teste de Tukey quando necessário. Os resultados indicam melhoras em algumas variáveis estudadas, entre elas: a taxa de TOTG no GEOI e GEOD; na taxa de Hbo nos três grupos; na taxa de CT no GEON e GEOD; nas taxas de HDL-C e LDL-C no GEON. Concluiu-se que o PEFDA aumentou a ação da insulina, com isto diminuindo a GJ e Hbo compensando metabolicamente nos sujeitos obesos e DMNID, melhorando a capacidade física para o trabalho e como conseqüência a melhoria da qualidade de vida dos sujeitos estudados.
Publicado
2012-10-16
Edição
Seção
Artigos Originais
Os autores deverão encaminhar no momento da submissão, a declaração de transferência de direitos autorais assinada. Esta declaração deverá ser preparada em conformidade com o modelo fornecido pela revista. Artigos aceitos para publicação passam a ser propriedade da revista, não podendo ser reproduzidos, mesmo que de forma parcial, incluindo a tradução para outro idioma, sem a autorização por escrito da Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde.