FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PRODUTIVIDADE EM SAÚDE COLETIVA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Palavras-chave:
Saúde pública, Publicações, Educação em saúde.
Resumo
A pesquisa objetivou investigar a formação profissional em Saúde Pública/Coletiva dos profi ssionais de Educação Física, bem como analisar a produtividade científi ca destes profissionais nessa área. Foram analisadas as grades curriculares dos cursos de Educação Física, de 61 instituições das capitais brasileiras, para verificar quais destes possuíam disciplinas relacionadas à Saúde Pública/Coletiva. Identificou-se ainda os periódicos brasileiros da área da Educação Física estratificados também pelo Sistema WebQualis na área de Saúde Coletiva. Dentre estes periódicos, os disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES foram consultados para identificação do número de publicações, no triênio 2008-2010, envolvendo termos relacionados à Saúde Pública/Coletiva. Verificou-se que apenas 17 (27,9%) instituições (7 públicas, 10 privadas)possuíam cursos com disciplina abordando tal conteúdo. O bacharelado foi a habilitação que mais apresentou disciplinas abordando a temática. Identificou-se 17 periódicos, originalmente desenvolvidos para a área da Educação Física, com estratifi cação nas áreas de Educação Física e Saúde Coletiva, a maioria apresentava estrato inferior a B4 em uma ou ambas as áreas. Seis destes periódicos são indexados no Portal da CAPES e publicaram juntos, no triênio, 874 artigos. Dentre estes, apenas 11 (1,25%) possuíam termos evidenciando vinculação à temática Saúde Pública/Coletiva. Quando realizado o mapeamento da área geográfica deprodução dos artigos, constatou-se que a região Sul foi a área geográfi ca com maior número de publicações (45,4%). Verificou-se, na maioria dos cursos de graduação em Educação Física, a ausência de disciplinas envolvendo conteúdos de Saúde Pública/Coletiva, bem como o reduzidonúmero de publicações nesta área, em periódicos da Educação Física.
Publicado
2012-09-27
Edição
Seção
Artigos Originais
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