O papel do feedback na motivação de praticantes de exercício resistido

  • Carla Maria de Liz
  • Júlia Malnati Panariello
  • Maick da Silveira Viana
  • Ricardo Brandt
Palavras-chave: Feedback, Motivação, Exercício.

Resumo

Um dos fatores relacionados à adesão à prática de exercícios físicos em academias é a relação entre professores e alunos. O objetivo deste estudo foi investigar o papel dos feedbacks emitidos por professores para motivar praticantes de exercícios físicos em academias. Participaram do estudo 17 praticantes de exercícios resistidos com média de idade de 28 anos (±9; máx. 50 anos; mín. 20 anos). Os participantes responderam a um questionário de caracterização e foram entrevistados pelos pesquisadores por meio de uma entrevista semiestruturada. Verifi cou-se que a partir da emissão de feedbacks é que os professores demonstram interesse pela prática de exercícios do seu aluno na academia. Desta forma, o papel do feedback é o de motivar os alunos para a prática de exercícios físicos nas academias.
Publicado
2013-01-20
Seção
Artigos Originais