Conhecendo o ambiente escolar para as aulas de educação física: existe diferença entre as escolas?
Palavras-chave:
Educação física, Ambiente escolar, Adolescente.
Resumo
O objetivo deste artigo foi descrever o ambiente escolar e verificar se ele varia de acordo com o tipo de escola (regular versus referência). Este é um estudo transversal, com componente analítico desenvolvido em 103 escolas públicas estaduais de Recife que oferecem ensino médio. Foram investigadas as seguintes variáveis: tipo de escola, quantidade semanal de aulas de educação física, tipo de atividades extracurriculares, quantidade e qualidade dos espaços físicos. Os dados foram analisados no SPSS 15.0, tendo sido utilizados os testes de qui-quadrado e exato de Fisher. Adotou-se o valor de p < 0,05 como estatisticamente significante. A maioria das escolas oferece aulas de educação física, e essas aulas estão incluídas na grade de horário. Foi observada uma diferença significativa entre as escolas de referência e as regulares em relação ao número de aulas de educação física ofertadas por semana, com maior percentual de aulas nas escolas de referência (88,5%). Verificou-se ainda que a maioria das escolas possui quadra (74,4%) e materiais para as aulas (83,1%), porém ainda existem escolas sem espaço específico para as aulas ou com qualidade precária no que se refere à proteção, à marcação e aos equipamentos. Apesar dos investimentos proporcionados pela implementação do programa de educação integral, verificou-se que as escolas pouco se diferenciam em relação à estrutura física. Entende-se que a participação nas aulas de educação física é fundamental, pois pode contribuir para melhorar, dentre outros aspectos, o estilo de vida dos alunos. Porém, para que eles possam ter a oportunidade de participar das aulas na escola, é necessário assegurar adequadas condições do ambiente físico, fator que poderá também contribuir para uma prática pedagógica de qualidade.
Publicado
2013-01-20
Edição
Seção
Artigos Originais
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