Associação entre o ambiente da escola de educação infantil e o nível de atividade física de crianças pré-escolares

  • Edilânea Nunes Mélo
  • Mauro Barros
  • Carla Hardman
  • Maria Siqueira
  • Rildo Wanderley Júnior
  • Elusa Oliveira
Palavras-chave: Atividade motora, Ambiente, Pré-escolar

Resumo

O objetivo deste estudo foi descrever as características do ambiente das escolas de educação infantil e analisar a associação de fatores ambientais com o nível de atividade física (AF) de crianças pré-escolares. Foi realizado um estudo transversal de base escolar com dados de uma amostra de 1.042 crianças pré-escolares (3 a 5 anos) da cidade do Recife (PE). A seleção dos participantes foi efetuada mediante amostragem por conglomerados em estágio único. Informações sobre o nível de AF foram obtidas através de questionário administrado na forma de entrevista face a face com os pais, enquanto a avaliação do ambiente da escola foi efetuada por meio de um inventário para avaliação ambiental. Cerca de uma em cada quatro crianças apresentaram baixo nível de AF em dias de semana (24,9%; IC95%: 22,5-27,5). Resultados indicaram que em escolas de menor porte (≤100 crianças matriculadas) nenhum dos fatores ambientais avaliados apresentou associação com o nível de AF das crianças em dias de semana. Por outro lado, em escolas de maior porte (>100 crianças), cinco características ambientais foram identificadas como fatores inversamente associados ao nível de AF: oferta de aula de educação física; realização de pelo menos um recreio por dia; AF orientada durante o recreio; permissão para que as crianças tragam brinquedos para brincar no recreio; e oferecimento de AF supervisionada na escola. Concluiu-se que as características ambientais da escola estão associadas à prática de AF em pré-escolares, mas somente a oferta de recreios foi identificada como fator de proteção para baixo nível de AF.
Publicado
2013-05-31
Seção
Artigos Originais