Fatores associados ao deslocamento ativo em escolares

  • Ricardo Rodrigo Rech Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Caroline Origotti da Rosa Universidade de Caxias do Sul
  • Paulo Roberto Avrela Universidade de Caxias do Sul
  • Ricardo Halpern Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Cristine Boone Costanzi Universidade de Caxias do SUl
  • Mauren Lucia de Araujo Bergmann Universidade Luterana do Brasil
  • Lidiane Requia Alli Universidade Luterana do Brasil
  • Josué Luís Pedroni Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Palavras-chave: Deslocamento, escolares, atividade física

Resumo

Objetivou-se verificar o tipo de deslocamento à escola em estudantes de 7 a 12 anos na cidade de Caxias do Sul. Participaram 1442 escolares que responderam a um questionário sobre o modo de deslocamento adotado para o trajeto casa/escola. As variáveis independentes foram idade, sexo, deslocamento ativo à escola, classificação econômica, escolaridade materna, tipo de escola e quantidade de carros na residência. Os resultados mostraram que 58,1% dos escolares se deslocam ativamente, onde os meninos apresentaram um percentual maior do que as meninas, porém, sem diferença estatística significante. Os estudantes mais velhos apresentaram 63% mais chances de se deslocarem ativamente do que os mais novos. Os escolares com condição socioeconômica mais favorável apresentaram mais do que o dobro de chances de não se deslocarem ativamente do que seus pares. Estes dados mostram que serão necessárias diversas intervenções para melhorar a promoção da saúde e qualidade de vida dos escolares.
Publicado
2013-08-19
Seção
Artigos Originais