Influência de um programa de exercícios físicos no uso de serviços de saúde na Atenção Básica de Saúde do município de Rio Claro, SP
Palavras-chave:
Atividade Física, Atenção Básica de Saúde, Uso de serviços de saúde
Resumo
A prevenção e o controle das doenças crônicas não transmissíveis adquiridos com a prática regular de atividade física podem contribuir na melhoria da saúde dos indivíduos, o que pode reduzir o uso dos serviços de saúde e os gastos do governo. O objetivo do estudo foi verificar a influência da prática de exercícios físicos no uso dos serviços de saúde na Atenção Básica de Saúde (ABS). Participaram do estudo 26 mulheres de um programa de exercícios físicos em unidades de saúde da ABS do município de Rio Claro- SP. Foi aplicado um questionário com as participantes do programa de 2009 a 2011, contendo questões referentes à participação no programa, condições de saúde, percepção dos participantes em relação ao uso dos serviços de saúde sobre consultas médicas, medicamentos, doenças/queixas e internações, no momento anterior e posterior ao ingresso no programa. Foi realizada análise descritiva e de comparação, na qual foi utilizada a análise por intervalo de confiança para médias e frequências, sendo este de 95%. Após iniciar no programa, houve melhora da percepção de saúde das participantes, bem como relatos de diminuição do número de visitas à unidade de saúde, do número de medidas da pressão arterial, do descontrole da pressão arterial e da glicemia. Houve também manutenção do número e da dose de medicamentos, do número de doenças/queixas e do número de medidas da glicemia. A prática de exercícios físicos oferecida pelo programa contribuiu para melhora nos níveis de saúde percebida e para diminuição do uso dos serviços de saúde.
Publicado
2013-08-07
Edição
Seção
Artigos Originais
Os autores deverão encaminhar no momento da submissão, a declaração de transferência de direitos autorais assinada. Esta declaração deverá ser preparada em conformidade com o modelo fornecido pela revista. Artigos aceitos para publicação passam a ser propriedade da revista, não podendo ser reproduzidos, mesmo que de forma parcial, incluindo a tradução para outro idioma, sem a autorização por escrito da Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde.