Autoavaliação positiva de estresse e prática de atividades físicas no lazer em estudantes universitários brasileiros

  • Glauciambérguia Pirajá Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Thiago Sousa Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Silvio Fonseca Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Aline Barbosa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Markus Nahas Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Estresse da vida, Atividade motora, Estudantes, Estudos transversais

Resumo

Os objetivos desta pesquisa foram: i) estimar a prevalência de autopercepção positiva de estresse; ii) analisar a associação entre os fatores sociodemográficos e de vínculo com a universidade com a autopercepção positiva do estresse; e, iii) analisar a associação entre a prática de atividade física no lazer em diferentes intensidades com a autopercepção positiva de estresse. Este estudo de delineamento transversal foi realizado em 2010 com uma amostra de graduandos de uma instituição pública de ensino superior do Estado da Bahia. A amostra calculada foi de 1.232 estudantes universitários e a amostragem foi estratificada e proporcional aos cursos, período de estudo e ano de ingresso na universidade, com posterior seleção dos sujeitos por seleção aleatória simples em cada estrato. O desfecho deste estudo (autoavaliação de estresse positivo na vida) foi analisado em relação aos indicadores sócio-demográficos, de vínculo com a universidade e com a prática de atividades físicas no lazer. A Razão de Prevalência foi a medida de associação empregada. Dentre os 1.084 graduandos participantes do estudo verificou-se maiores proporções de autopercepção de estresse positivo em homens, estudantes de 17 a 20 anos e que entraram na universidade no ano de 2010. Os estudantes que praticaram atividades físicas em intensidade vigorosa e, moderada e vigorosa apresentaram maiores prevalências de autopercepção de estresse positivo que os estudantes inativos no lazer. Conclui-se que a prática de atividades físicas no lazer moderadas a vigorosas associou-se com o estresse positivo percebido, com estudantes do sexo masculino, jovens e recém-ingressantes na universidade. 

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Biografia do Autor

Glauciambérguia Pirajá, Universidade Estadual de Santa Cruz
Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, BA.
Thiago Sousa, Universidade Estadual de Santa Cruz
Formado em Licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz em 2008. Mestre e doutorando em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina, na área de concentração: Atividade Física relacionada à Saúde. Docente da Universidade Estadual de Santa Cruz.
Silvio Fonseca, Universidade Estadual de Santa Cruz
Mestre e doutorando em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente da Universidade Estadual de Santa Cruz.
Aline Barbosa, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutora em Nutrição Humana Aplicada. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina.
Markus Nahas, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutor em Educação Física. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina.
Publicado
2014-01-05
Seção
Artigos Originais