Motivação para a prática de exercícios com pesos: influência da supervisão e do gênero
Palavras-chave:
Motivação, Comportamento, Treinamento de resistência
Resumo
O objetivo do presente estudo foi verificar o efeito do treinamento com pesos com supervisão coletiva ou individual (Personal Trainer) sobre o estado de motivação de homens e mulheres. Compuseram a amostra 15 homens (25 ± 2 anos) e 14 mulheres (25 ± 3 anos) com experiência em treinamento com pesos que realizaram duas sessões de treinamento, sendo uma supervisão coletiva e outra com supervisão individual. O programa de treinamento com pesos foi estruturado com 10 exercícios, executados em três séries de oito a 12 repetições máximas a partir de uma montagem alternada por segmento. Informações referentes à motivação foram coletadas através de uma escala de motivação antes e após cada sessão experimental. Análise de variância (ANOVA) foi utilizada para as comparações entre os gêneros, supervisão e momento, seguidos pelo teste post hoc de Tukey. Não foi verificado efeito significativo no gênero (F = 3,53 e P = 0,07). Efeitos significativos na supervisão (F = 31,46 e P < 0,001), momento (F = 87,20 e P < 0,001) e interação momento vs. supervisão (F = 14,51 e P < 0,001) foi encontrado, apresentando maior motivação no momento pós-treinamento nos voluntários com supervisão individual tanto para os homens (pré = 4,87 ± 0,52 vs. pós = 6,33 ± 0,90), como para as mulheres (pré = 4,57 ± 0,51 vs. pós = 6,07 ± 0,73). Os resultados sugerem que indivíduos de ambos os gêneros que realizam sessões de exercício de força com a supervisão individual de um profissional de Educação Física apresentam efeito positivos na motivação dos praticantes.Downloads
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- Capa
- Conflito de Interesses
- Declaração de Responsabilidade
- Declração de Transferência de Direitos Autorais
- Figura 1. Escala de motivação utilizada durante o experimento.
- Figura 2. Delineamento experimental.
- Figura 3. Estado de motivação CA e SA individualizado (n=29); Valores expressos em média±desvio-padrão; CA=com acompanhamento; SA=sem acompanhamento; *diferença significativa com relação ao pré-experimento (P<0,05).
- Projeto
- Carta do Comitê de Ética
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- Figura 3. Estado de motivação CA e SA individualizado (n=29); Valores expressos em média±desvio-padrão; CA=com acompanhamento; SA=sem acompanhamento; *diferença significativa com relação ao pré-experimento (P<0,05).
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- Figura 3. Estado de motivação CA e SA individualizado (n=29); Valores expressos em média±desvio-padrão; CA=com acompanhamento; SA=sem acompanhamento; *diferença significativa com relação ao pré-experimento (P<0,05).
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Publicado
2014-03-21
Edição
Seção
Artigos Originais
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