VERIFICAÇÃO DA VALIDADE DE NORMAS (EM PERCENTIS) DA APTIDÃO FÍSICA E DE MEDIDAS DE CRESCIMENTO FÍSICO E COMPOSIÇÃO CORPORAL APÓS 8 ANOS DE ELABORAÇÃO

  • Luisa Cristina Rothe Mayer Universidade Federal de Viçosa
  • Maria Tereza Silveira Böhme Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Aptidão Física, Normas, Validade, Crescimento Físico, Composição Corporal

Resumo

  Tabelas referenciais (normas) em percentis são consi­derados meios para serem utilizados na avaliação da aptidão física e do crescimento físico de escolares, pela comparação dos resultados individuais com as normas existentes para a idade e sexo. Trabalhos de pesquisa regionais com delineamentos trans­versais referentes à aptidão física de escolares brasileiros são encontrados na literatura nacional (BARBANTI, 1982,1983; BÖHME & FREITAS, 1989; BÖHME 1994 a,b, 1995 a,b, 1996; QUEIRÓZ, 1992; SILVA, 1992), os quais tiveram por objetivo a elaboração de tabelas referenciais (normas) em percentis, ela­boradas considerando-se idade e sexo. No entanto, não encon­trou-se trabalhos posteriores nestas mesmas regiões para verifi­car-se a diferença ou não de evolução das variáveis considera­das, e, a validade das tabelas elaboradas decorridos alguns anos. Para esta finalidade, aproximadamente 1900 escolares (por volta de 1500 em 1987, e, 400 em 1995) foram submetidos aos se­guintes testes e medidas antropométricas: corrida de 9 minutos, arremesso de medicine-ball (1kg), flexão abdominal em 30 se­gundos, impulsão horizontal, teste de sentar e alcançar, estatu­ra, peso, perímetros abdominal e de braço estendido, e dobras cutâneas triciptal, subscapular e abdominal. Foram considera­dos 22 grupos, 11 do sexo masculino e 11 do sexo feminino, de 7 a 17 anos. Na análise estatística dos dados, foi utilizado o teste “t”de Student para amostras independentes, para a verificação de existência de diferenças significativas (p<0,05) entre as duas épocas de testagens. De um total de 264 análises realizadas, foram observadas diferenças significativas em 68. De modo ge­ral, em 1995 os escolares apresentaram piores resultados de de­sempenho físico e maiores resultados nas medidas de crescimento físico e de composição corporal que em 1987. Pelo percentual de diferenças significativas encontradas entre 1987 e 1995 (68 em 264), concluiu-se que, apesar das diferenças de médias exis­tentes, a maioria das normas elaboradas com os dados de 1987 têm validade até o presente, sendo que as normas relativas às medidas de desempenho físico precisam ser revistas.

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Artigos Originais