ANÁLISE TEMPORAL DE ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS PRODUZIDOS EM DISSERTAÇÕES E TESES NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Palavras-chave:
Epidemiologia, Pós-Graduação, Educação Física.
Resumo
O objetivo do estudo foi descrever a evolução da produção de estudos epidemiológicos noPrograma de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina(PPGEF/UFSC) no período de 1998 a 2009. O processo de investigação de dissertações e tesesfoi realizado mediante busca manual e consulta ao site da Biblioteca Universitária. Foramincluídos no trabalho todos os estudos que: (a) fossem oriundos de dissertações e teses doPPGEF/UFSC; (b) possuíssem tamanho da amostra ≥500; (c) relatassem amostragem representativade uma população defi nida e (d) defendidos até o fi nal do ano de 2009. Identifi caram-se27 dissertações e uma tese que preencheram todos os critérios de inclusão. A maioria dos estudosepidemiológicos (n=18) foram realizados com escolares e desenvolvidos na região Suldo país. Os desfechos mais investigados foram: aptidão física (n=12), atividade física (n=7) einatividade física (n=7). Evidenciou-se crescente aumento de estudos epidemiológicos desenvolvidosem dissertações e teses ao longo dos anos. A epidemiologia ganha maior visibilidadeenquanto ciência de produção do conhecimento científi co nas diversas áreas de concentraçãoinvestigadas.
Publicado
2012-08-29
Edição
Seção
Artigos Originais
Os autores deverão encaminhar no momento da submissão, a declaração de transferência de direitos autorais assinada. Esta declaração deverá ser preparada em conformidade com o modelo fornecido pela revista. Artigos aceitos para publicação passam a ser propriedade da revista, não podendo ser reproduzidos, mesmo que de forma parcial, incluindo a tradução para outro idioma, sem a autorização por escrito da Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde.