NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E FATORES ASSOCIADOS EM ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO NORDESTE DO BRASIL
Palavras-chave:
Atividade motora, Estudantes, Educação Física, Estilo de vida.
Resumo
O presente estudo teve como objetivo verificar a prevalência e fatores associados a baixosníveis de atividade física em acadêmicos de Educação Física de uma universidade públicado Nordeste do Brasil. A amostra foi calculada considerando o curso, licenciatura e bacharelado,sendo composta por 217 estudantes (54,8% do sexo masculino). Para a avaliação daatividade física foi utilizado o questionário internacional de atividade física (IPAQ), versãocurta. Foi considerado pouco ativo fisicamente quem não atingia a recomendação de 150minutos por semana. As variáveis demográficas e socioeconômicas analisadas foram: sexo,idade, nível econômico, situação conjugal, trabalho remunerado, escolaridade materna epaterna, curso. Os comportamentos relacionados à saúde analisados foram: consumo excessivode álcool, estresse, hábitos alimentares e a auto-percepção de saúde. A regressãologística binária foi usada para examinar as associações entre o desfecho e as variáveis independentes,considerando p≤0,05. Dos acadêmicos, 10,6% (IC95%: 6,5-14,7) foram consideradospouco ativo fisicamente. Os resultados na análise ajustada indicaram que universitáriosdo sexo feminino (RC: 3,74; IC95%: 1,34-10,3), com escolaridade materna maiorque oito anos (RC: 4,81; IC95%: 1,02-22,8) e com alimentação inadequada (RC: 5,19; IC95%:1,75-15,3) apresentaram maiores chances de estarem com baixos níveis de atividade física.Tais achados podem ser úteis no planejamento, implantação e orientações de intervençõesespecíficas para esta população.
Publicado
2012-09-03
Edição
Seção
Artigos Originais
Os autores deverão encaminhar no momento da submissão, a declaração de transferência de direitos autorais assinada. Esta declaração deverá ser preparada em conformidade com o modelo fornecido pela revista. Artigos aceitos para publicação passam a ser propriedade da revista, não podendo ser reproduzidos, mesmo que de forma parcial, incluindo a tradução para outro idioma, sem a autorização por escrito da Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde.