APTIDÃO FÍSICA EM ESCOLARES DE UMA UNIDADE DE ENSINO DA REDE PÚBLICA DE BRASÍLIA-DF
Palavras-chave:
Aptidão Física, Saúde, Desempenho Motor, Adolescente, Criança.
Resumo
O objetivo deste estudo foi identificar os níveis de aptidão física relacionada à saúde e aodesempenho motor em escolares de 7 a 11 anos de idade de uma unidade de ensino emBrasília. A amostra foi composta de 69 escolares de ambos os sexos (35 meninos e 34 meninas).As variáveis estudadas foram: índice de massa corporal, flexibilidade, potência demembros inferiores, potência de membros superiores, agilidade e resistência abdominalmedidos utilizando o protocolo PROESP–BR. Para verificar a normalidade dos dados, utilizou-se o teste Kolmogorov-Smirnov, para diferenças nas variáveis da aptidão física entre asdiferentes idades utilizou-se a análise de variância (ANOVA) seguida do teste post hoc deTukey. O teste t-Student para amostras independentes foi utilizado para comparar as médiasem relação ao sexo, enquanto o teste do Qui-quadrado (χ2) serviu para analisar os critériosde saúde de acordo com o sexo. Observa-se uma tendência a melhoria em todas as variáveisconforme o aumento da idade para ambos os sexos. Os meninos apresentaram melhoresresultados que as meninas nas variáveis resistência abdominal (p=0,02) e agilidade(p=0,01) para as idades de 08 e 10 anos. Para a flexibilidade foi identificada uma associaçãosignificativa entre os meninos e o critério de não atender aos critérios de saúde (χ2=12,2;p<0,001). Para o IMC houve uma tendência em esta associação ocorrer para as meninas(χ2=3,84; p=0,05). Os resultados estão de acordo com aqueles encontrados por outros estudosrelacionados à aptidão física de crianças e adolescentes em diferentes regiões do país.
Publicado
2012-09-03
Edição
Seção
Artigos Originais
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