-
Marcelo Nascimento
Universidade Federal do Vale do São Francisco - UFVASF
-
Luciano Juchem
Universidade Federal do Vale do São Fransscico/Univasf
-
Luiz Maduro
Universidade Federal do Vale do São Fransscico/Univasf
Palavras-chave:
Physical Activity, Health Promotion, Elderly Care
Resumo
The Active Living Program, linked to the Physical Education course of the Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), aims to increase the physical and mental health levels of seniors in the cities of Petrolina Pernambuco (PE) and Juazeiro, Bahia (BA), Brazil, through regular physical exercise. Created in January 2015, with the support of MEC-PROEXT / 2015-2016, it provides free treatment to 165 elderly patients (aged 60-86 years), divided into 10 groups. Activities take place twice a week for 50 minutes in the following categories: Pilates, calisthenics, swimming, water aerobics, weight training and tennis. Before physical exercise, the elderly participate in 50 minutes of interdisciplinary activities, as follows: health lectures, psychosocial dynamics, art expression workshops and digital inclusion. The team consists of 45 Physical Education, Management, Visual Arts, Nursing, Pharmacy, Medicine, Psychology and Computer Science students, advised by 15 undergraduate professors. This program has been improving both the quality of life of seniors, and qualifying students in health at this university.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Biografia do Autor
Marcelo Nascimento, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UFVASF
Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987). Expecialização em Treinamento Físico e Desportivo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), Mestrado em Ciências do Esporte pela Escola Superior de Educação Física de Colônia/Alemanha (1996) e doutorado em Ciências do Esporte pela Escola Superior de Educação Física de Colônia/Alemanha (2007). Marcelo se especializou em Dança/Teatro e Esporte e Gestão Ambiental pela Escola Superior de Educação Física de Colônia/Alemanha. Foi professor das disciplinas de Dança e Ginástica na mesma universidade (2006-2010). Entre os anos de 1989-2010 atuou como professor de dança no Cologne Dance Center Koln/Alemanha e Tanz-Haus NRW Duesseldorf/Alemanha, ministrando também diversos workshops e coreografando espetáculos de dança em diferentes países europeus. Atualmente é professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Colegiado de Educação Física. Coordena o projeto de Extensão: Pilates e o Idoso- Contribuições para o Equilíbrio Corporal; coordenador do GEPELMA-Grupo de Pesquisa e Estudo em Lazer e Meio Ambiente e, GEDAGIN-Grupo de Estudo em Dança e Ginástica. Docente do Programa Master em Dança (V.I.E.W.) da Universidade de Esportes de Colônia/Alemanha.
Luciano Juchem, Universidade Federal do Vale do São Fransscico/Univasf
Possui graduação em Curso de Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988) e mestrado e doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.Foi professor de tênis e coordenador técnico da escola de formação da Associação Leopoldina Juvenil. Integrante do Núcleo de Pesquisa em Pedagogia e Psicologia do Esporte - NP3-Esporte (UFRGS). Atualmente é professor assistente no Curso de Educação Física da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco.
Luiz Maduro, Universidade Federal do Vale do São Fransscico/Univasf
Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), Especialização em Ciências do Esporte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e Doutorado em Ciências do Desporto pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (2012), validado pela Unicamp. Atualmente é docente da Universidade Federal do Vale do Rio São Francisco (Petrolina-PE) responsável pela disciplina de Lutas e membro do corpo docente do Curso de Formação de Treinadores de Judô da Academia Brasileira de Treinadores (ABT) do Instituto Olímpico Brasieiro (IOB). Foi Presidente da Federação Gaúcha de Judô. Tem experiência na área de docência no Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: lutas, história dos esportes e da Educação Física e formação de treinadores.
Seção
Seção Especial “Do Diagnóstico à Ação: Experiências em Promoção de Atividade Física e Saúde”
Os autores deverão encaminhar no momento da submissão, a declaração de transferência de direitos autorais assinada. Esta declaração deverá ser preparada em conformidade com o modelo fornecido pela revista. Artigos aceitos para publicação passam a ser propriedade da revista, não podendo ser reproduzidos, mesmo que de forma parcial, incluindo a tradução para outro idioma, sem a autorização por escrito da Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde.