ESTÁGIOS DE MUDANÇA DE COMPORTAMENTO PARA ATIVIDADE FÍSICA E FATORES ASSOCIADOS EM ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

  • Diego Augusto Santos Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Indiara Magalhães Marques Pereira
Palavras-chave: Atividade motora, Estudantes, Conduta de saúde, Estilo de vida, Estudos transversais.

Resumo

Este trabalho teve o intuito de identifi car e verifi car a associação entre os Estágios de Mudançade Comportamento (EMC) para atividade física (AF) com fatores sociodemográfi cos e comportamentosrelacionados à saúde em acadêmicos de Educação Física. A amostra foi calculada considerandoo curso, licenciatura e bacharelado, sendo composta por 217 estudantes (54,8% do sexomasculino). Para a avaliação do EMC foi utilizado o questionário de Marcus et al. O comportamentopara AF foi dicotomizado em ativo e inativo. As variáveis sociodemográfi cas analisadas foram: sexo,idade, nível econômico, estado civil, trabalho remunerado, escolaridade da mãe e curso. Os comportamentosrelacionados à saúde foram analisados pela auto-percepção de saúde e alimentação.A regressão de Poisson foi usada para examinar as associações entre os EMC para AF com os aspectossociodemográfi cos e comportamentos de saúde, considerando p≤0,05. A maior parte dosestudantes encontrava-se no estágio de manutenção (38,7%). A prevalência de universitários comcomportamento inativo (estágios de pré-contemplação, contemplação e preparação) foi de 45,2%.Os resultados na análise ajustada indicaram que universitários do sexo feminino (RP: 1,64; IC95%:1,21-2,23) apresentaram maiores probabilidades de terem um comportamento inativo em comparaçãoao masculino. Escolaridade materna menor do que nove anos foi um fator de proteçãopara apresentar um comportamento inativo (RP: 0,66; IC95%: 0,45-0,99). Tais achados podem serúteis para o desenvolvimento de programas de promoção da saúde na universidade, com atençãoespecial aos alunos do sexo feminino e com escolaridade materna elevada.
Publicado
2012-09-04
Seção
Artigos Originais