Comportamento sedentário em estudantes Universitários

  • Camilo Lourenço Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, Brasil
  • Thiago Sousa Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, Brasil
  • Silvio Fonseca Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, BA, Brasil
  • Jair Virtuoso Junior Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, Brasil
  • Aline Barbosa Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil
Palavras-chave: Estilo de vida sedentário, Estudantes, Estudos transversais

Resumo

O objetivo do estudo foi descrever a prevalência e os fatores associados ao comportamento sedentário (CS) entre estudantes de uma universidade do estado da Bahia. A amostra de 1.243 indivíduos foi representativa dos estudantes de uma universidade do estado da Bahia (2012). A distribuição da amostra considerou a proporcionalidade dos cursos, período de estudo e anos de ingresso na universidade. As variáveis dependentes foram o uso de computador para estudos e lazer; assistir televisão; uso de videogame e o tempo de tela. Considerou-se como critério de risco para cada uma dessas variáveis tempo ≥2 horas. As variáveis independentes foram os indicadores sociodemográficos; de vínculo com a universidade; atividade física no lazer; índice de massa corporal e autopercepção de sono. A medida de associação adotada foi a Odds Ratio, utilizando-se da Regressão Logística binária. A prevalência geral de uso de computador foi de 56,1%, para assistir televisão foi 30,3%, para o uso de videogame foi de 3,8% e para o tempo de tela foi de 83,7%. Apresentaram menores chances de exposição aos CS: as mulheres, estudantes de menor faixa etária, com parceiro, do período noturno e os não praticantes de atividade física no lazer; e mais expostos os de maior tempo de ingresso na universidade. A prevalência de exposição ao CS foi elevada e mais discriminante com o passar dos anos de exposição à universidade.

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Biografia do Autor

Camilo Lourenço, Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, Brasil
Mestrado em Educação Física no PPGEF/UFTM. Membro do Grupo de Pesquisa em Atividade Física da Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, BA e do Núcleo de Estudos em Atividade Física & Saúde, Uberaba, MG.
Publicado
2016-01-01
Seção
Artigos Originais