EFEITOS DE UM PROGRAMA DE CAMINHADA SOBRE PARÂMETROS BIOFÍSICOS DE MULHERES COM SOBREPESO ASSISTIDAS PELO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA (PSF)
Palavras-chave:
Caminhada, exercício aeróbico, pressão arterial, colesterol, glicemia.
Resumo
O objetivo do estudo foi avaliar os efeitos de um programa de caminhada sobre parâmetros biofísicos em mulheres com sobrepeso. Pesquisa do tipo experimental com grupode 78 indivíduos, do sexo feminino, assistidas pelo Programa de Saúde da Família (PSF), e randomizados em grupo experimental (GE: n=39; 51,28 ± 7,29 anos; IMC: 26,84 ± 2,76) e grupo controle (GC: n=39; 48,00 ± 8,31 anos; IMC: 27,50 ± 6,44). Realizou-se: avaliação antropométrica e do nível de condicionamento físico, medida da pressão arterial e coleta de amostras sanguíneas para verificação das variáveis de colesterol total, fração HDL do colesterol (HDL), fração LDL do colesterol (LDL), triglicerídeos e glicemia. Após isso, o GEsubmeteu-se a treinamento composto por caminhadas, durante doze semanas, frequência semanal de três dias, duração de cinqüenta minutos e intensidade entre 60%-70% da frequência cardíaca máxima. O GC não realizou exercícios físicos durante o período de intervenção. Ao final dessa etapa, foram realizadas novas avaliações. Utilizou-se estatística descritiva, teste t de Student pareado (análise intra grupo) e o teste t para amostras independentes (análise inter grupos). Foi adotada significância de 5% (p<0,05). O GE apresentou aumento (p=0,03) na variável colesterol HDL e redução (p=0,04) nos triglicerídeos, sem alterações significativas nas demais variáveis. No GC, foi observado aumento nas variáveis de colesterol total (p=0,01), HDL (p=0,0001), LDL (0,0001) e glicemia (0,0001); com redução (p=0,0001) no VO2 máx. O programa de caminhada utilizado foi capaz de evitar osefeitos deletérios do sedentarismo nas seguintes variáveis: consumo máximo de oxigênio (VO2max), colesterol total, LDL e glicose. Além disso, o referido programa teve efeito benéfico na concentração de triglicerídeos.
Publicado
2012-09-06
Edição
Seção
Artigos Originais
Os autores deverão encaminhar no momento da submissão, a declaração de transferência de direitos autorais assinada. Esta declaração deverá ser preparada em conformidade com o modelo fornecido pela revista. Artigos aceitos para publicação passam a ser propriedade da revista, não podendo ser reproduzidos, mesmo que de forma parcial, incluindo a tradução para outro idioma, sem a autorização por escrito da Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde.