AVALIAÇÃO QUALI-QUANTITATIVA DO PROGRAMA ACADEMIA DA CIDADE, RECIFE (PE): CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES

  • Pedro Curi Hallal Universidade Federal de Pelotas
  • Yara M Carvalho
  • Rafael M Tassitano
  • Maria Cecília M Tenório
  • Marcos Warschauer
  • Rodrigo S Reis
  • Danielle Keylla Alencar de Cruz
  • Wilson Damascena
  • Deborah Carvalho Malto
  • Rafael Tassitano
Palavras-chave: Avaliação de programas, pesquisa qualitativa, atividade motora.

Resumo

O objetivo do presente estudo foi identificar e analisar a visão que os professores que atuam no Programa Academia da Cidade (PAC) em Recife, PE constroem a respeito do impacto/relevância, das dificuldades e do envolvimento da comunidade em relação à proposta. O PAC é um programa público vinculado à Secretaria de Saúde do município. Foram elaborados e aplicados questionários e entrevistas com os profissionais que trabalhavam em quatro pólos do PAC. A amostra foi composta da seguinte forma: foram aplicados questionários com 12 profissionais (abordagem quantitativa) e desses, sete responderam às entrevistas aprofundadas (abordagem qualitativa). Os dados quantitativos confirmam que o programa estimula os usuários à prática da atividade física e atua sobre a saúde da população, mas tem dificuldades com estrutura física, recursos humanos e divulgação. Os dados qualitativos mostram dificuldades com a segurança dos locais onde estão localizados os pólos e anecessidade de aquisição e manutenção dos equipamentos para o desenvolvimento das atividades e de formação/atualização dos profissionais. No que se refere ao envolvimento comunitário, os professores relatam significativa participação da comunidade nas festividades/passeios e envolvimento com sugestões para as atividades físicas, mas relatam baixo envolvimento das pessoas com atividades “extra pólo”. Em resumo, a satisfação dos professores do PAC com sua atividade profissional é elevada e os mesmos consideram que o PAC tem impactos positivos sobre a saúde da população.
Publicado
2012-09-10
Seção
Artigos Originais