DESENVOLVIMENTO DE UM INSTRUMENTO PARA AVALIAR BARREIRAS PARA A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA EM ADOLESCENTES

  • Mariana Silva Santos
  • Rodrigo Siqueira Reis
  • Ciro Romélio Rodriguez-Añez
  • Rogério César Fermino
Palavras-chave: Atividade física, adolescentes, validade, questionários.

Resumo

O objetivo deste estudo foi desenvolver um instrumento de medida para avaliar barreiras para a prática de atividade física em adolescentes. O conteúdo do instrumento foi obtido através da metodologia de grupos focais e as entrevistas iniciais foram conduzidas com adolescentes (n=59) matriculados no ensino médio de diferentes regiões da cidade. O conteúdo das entrevistas foi analisado através das frequências relativas e absolutas dos relatos de acordo com a classifi cação apontada na literatura. Após verificar a clareza o questionário foi submetido à testagem de validade (fatorial e construto) e fidedignidade (consistência interna e reprodutibilidade). A comparação entre os escores médios de cada questão com os níveis de atividade física foi realizada para evidenciar a validade de construto (n=108). A fidedignidade foi verifi cada através da consistência interna,com Alfa de Cronbach, e do procedimento de teste-reteste com uma semana de intervalo (n=66). As 52 questões destacadas nos grupos focais resultaram em oito fatores (24 questões). A variância total da escala foi de 68,39%, com o fator um representando 25,65% e o fator dois 8,38%. Entre os fatores a reprodutibilidade (correlação intraclasse) variou entre 0,58 e 0,87 e os valores de Alfa de Cronbach entre 0,75 e 0,53. Apenas três fatores apresentaram valores adequados de reprodutibilidade, consistência interna e correlação com os escores de atividade físicas e as questões destes fatores foram incluídas na versão final do instrumento. O instrumento desenvolvido apresentou validade e fi dedignidade adequadas para avaliar barreiras para a prática de atividades físicas em adolescentes brasileiros.
Seção
Artigos Originais