TESTE DE SENTAR E ALCANÇAR SEM BANCO COMO ALTERNATIVA PARA A MEDIDA DE FLEXIBILIDADE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Palavras-chave:
Sentar-e-alcançar, flexibilidade, crianças, adolescentes, Brasil.
Resumo
Os objetivos do presente estudo foram: a) identificar a relação entre o teste de SA com banco (SACB) e o teste de SA sem banco (SASB) em crianças e adolescentes, e; b) propor uma equação de regressão de predição do teste de SACB a partir do teste de SASB. A amostra foi composta por 698 crianças e adolescentes, sendo 357 rapazes e 341 moças, na faixa etária entre 7 e 17 anos, oriundos do banco de dados do PROESP-BR. Para o tratamento dos dados utilizamos a correlação linear de Pearson e regressão linear múltipla. Os resultados sugerem uma relação linear positiva e alta (r=0,885) entre os resultados dos dois testes de SA. Quando as variáveis sexo e grupo etários (GE1 - 7 a 10 anos; do GE2 - 11 a 13 anos; e do GE3 - 14 a 17 anos) são consideradas, os resultados indicam que os valores de correlação ficam menores no sexo masculino e no GE1 nos dois sexos, e maiores no sexo feminino e nos GE2 e GE3 nos dois sexos. Diante disto, optamos por acrescentar ao modelode estimativa do teste de SACB a partir do teste de SASB as variáveis sexo e GE. O resultado da análise de regressãodisponibilizou uma equação com capacidade de determinação de 78,8%. Portanto, baseado no grau de relação linear entreas variáveis podemos através de uma predizer a outra, ou seja, tanto o protocolo com banco quanto o sem banco podem nos informar resultados análogos no que se refere à flexibilidade. Deste modo, o teste SASB poderá ser utilizado como um instrumento alternativo, sendo de fácil aplicação e principalmente de baixo custo, facilitando, assim, a busca de informações da flexibilidade de crianças e adolescentes.
Publicado
2012-09-10
Edição
Seção
Artigos Originais
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